COP 26 abre com expectativas de ação imediata pelo planeta
A ONU quer solidariedade global para apoiar mudanças em países menos avançados
Na abertura da COP 26, a Secretária Executiva da Convenção do Clima (UNFCCC) da ONU, Patricia Espinosa, reconheceu que a meta de mobilizar investimentos totalizando us$ 100 bilhões anuais para o combate a mudanças climáticas será insuficiente.
“Não é somente sobre os us$100 bilhões. precisamos mobilizar trilhões. estamos em um ponto crucial da história”.
Espinosa defendeu a adoção de medidas rígidas para que o mundo consiga alcançar a meta de redução de emissões suficientemente para limitar o aquecimento global a 1,5°c. caso contrário, precisaremos aceitar que a humanidade enfrenta um “futuro sombrio neste planeta”.
Nesta segunda
Nesta segunda e terça, mais de 100 chefes de estado discursam na cúpula dos líderes mundiais ligada ao evento. O secretário-geral da ONU participa da reunião e do evento ação e solidariedade – a década crítica. António Guterres exige medidas ousadas e novas políticas para enfrentar a mudança climática, eliminar o carvão e investir em tecnologias limpas.
A ONU quer solidariedade global para apoiar mudanças em países menos avançados. Antes, Guterres disse que Glasgow pode ser “um ponto de virada” para um mundo mais seguro e verde para futuras gerações, mas que é preciso uma ação imediata para isso.
Recomendações
Uma das recomendações é reduzir as emissões globais em 45% até 2030. o pedido feito a economias desenvolvidas e de rendimento médio é que aceleram a ação em favor da meta de 1,5 ° c, por serem as maiores responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa.
A capital escocesa vai ser o centro da mobilização de financiamento público e privado para apoiar os mais vulneráveis na crise climática. com as alterações do clima outro alvo é enfatizar que é preciso apoiar comunidades e seus habitats.
Glasgow deve ainda mobilizar finanças de acordo com promessas das nações ricas de canalizar US $100 bilhões por ano para se mitigar o aumento da temperatura. Outra grande meta é mobilizar a atuação conjunta para ajudar a cumprir os propósitos globais, reforçando as colaborações entre governos, empresas e sociedade civil.
Neste domingo foi publicado um novo relatório destacando que as concentrações de gases de efeito estufa atingiram novos recordes. enquanto os níveis de dióxido de carbono, co2, foram de 413,2 partes por milhão, os de metano, ch4, chegaram a 1889 partes por bilhão e do óxido nitroso, n2o, alcançaram a marca de 333,2 ppb.
Confira outras informações sobre a cobertura da COP 26 no Canal Rural
Com informações da Agência ONU