COP26: encontro anual analisa futuro do planeta e as consequências das mudanças climáticas
COP 26 é a sigla para Conferência das Partes – um encontro anual que reúne 197 nações para discutir as mudanças climáticas e como os países pretendem combatê-la.
COP 26 é a sigla para Conferência das Partes – um encontro anual que reúne 197 nações para discutir as mudanças climáticas e como os países pretendem combatê-la.
A COP 26, que acontecerá de 31 de outubro a 12 de novembro na cidade escocesa de Glasgow, deverá discutir os próximos passos para a completa implementação do Acordo de Paris, o mais importante compromisso multilateral para o clima em anos recentes. Este será o vigésimo sexto encontro desde que o tratado entrou em vigor, em março de 1994.
Esse acordo foi o passo mais importante já dado pelos países na tentativa de limitar as mudanças climáticas. As nações concordaram em tentar manter o aumento da temperatura média do globo “bem abaixo” de 2 °C e tentar limitá-la a 1,5 °C em relação aos padrões pré-industriais.
A COP, por sua vez, está dentro um tratado internacional estabelecido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC). É a autoridade máxima para a tomada de decisões em relação aos esforços para controlar a emissão dos gases do efeito estufa.
O que está em pauta e o que esperar do encontro
Quase 30 anos após a Cúpula da Terra (Rio-92), que estabeleceu a Convenção-Quadro das
Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), ou simplesmente a Convenção do Clima, o Reino Unido se prepara para sediar a 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP26.
Originalmente planejada para novembro de 2020, a conferência foi adiada devido à pandemia de COVID-19 e acontecerá entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, na cidade escocesa de Glasgow.Em um contexto de recuperação da recessão global e da continuidade do avanço dos impactos das mudanças climáticas, cada vez mais visíveis, as expectativas em torno dos resultados da COP 26 são crescentes.
A conferência não produzirá um novo acordo. Ainda assim, espera-se que a reunião se torne um marco histórico, com o reinício e uma reorientação dos esforços globais para confrontar a crise climática em um ambiente radicalmente modificado pela pandemia.
Você poderá acompanhar todas as análises e debates da COP 26 aqui, no portal Planeta Campo.
Giovana de Paula Negrinho, Canal Rural