Jundiaí faz campanha para descarte de embalagens de defensivos agrícolas
Os produtores rurais devem fazer a tríplice lavagem e entregar as embalagens em condições de serem encaminhadas para o posto de reciclagem
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), promove mais uma edição do Programa Campo Limpo, na próxima quinta-feira (30).
A iniciativa tem como propósito fazer a coleta para o correto descarte das embalagens vazias de defensivos agrícolas.
A ação será na Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias.
O encontro será realizado em parceria com a Associação Agrícola de Jundiaí e a Associação dos Produtores Rurais de Louveira.
“O evento é uma oportunidade de ajudar o produtor rural a fazer o correto descarte das embalagens dos defensivos. Com isso, além de reduzir os riscos para as pessoas e a contaminação do meio ambiente, o agricultor ainda fica por dentro das legislações vigentes”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.
Para fazer a coleta itinerante das embalagens, o Departamento de Agronegócio disponibiliza profissionais credenciados e treinados para receber o material.
Na data do evento, os agricultores precisam se responsabilizar a levar as embalagens vazias. Os produtores rurais devem fazer a tríplice lavagem e entregar as embalagens em condições de serem encaminhadas para o posto de reciclagem.
Em caso de dúvidas, eles podem entrar em contato pelos telefones (11) 4589-8581/8872, ou pelo e-mail [email protected].
“Outra novidade é que, para o ano que vem, nós vamos exigir o recibo de entrega dos defensivos como pré-requisito para a inscrição do Programa Municipal de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ). É uma forma de garantirmos a sustentabilidade nas produções rurais”, explica a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.
Após a coleta, o material é encaminhado para o processo de reciclagem, que resulta em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas, entre outros.