NUTRIÇÃO DAS PLANTAS

Bioinsumos ganham espaço na agricultura e trazem inovação para produtores

Fórum em São Paulo debateu crescimento do setor, desafios e oportunidades para práticas mais sustentáveis

bioinsumos
Foto; UPL

O setor de bioinsumos no Brasil tem registrado crescimento expressivo, mas ainda enfrenta desafios de difusão e acesso aos produtores. Esses produtos ajudam não apenas no controle de pragas e doenças, mas também na promoção do crescimento, na nutrição das plantas e na resistência a intempéries climáticas.

De acordo com a Crop Life Brasil, a Safra 2024-2025 atingiu 158,6 milhões de hectares tratados com bioinsumos, aumento de 15% em relação ao ano anterior. O dado evidencia o avanço do setor e o potencial de transformação da agricultura nacional.

No 2° Fórum Bioinsumos no Agro, especialistas destacaram que a integração de bioinsumos com práticas tradicionais, como a adubação química, é fundamental, especialmente em solos pobres. O acesso aos produtos e a aplicação correta dependem de ciência e tecnologia, e do conhecimento acumulado sobre interação entre microrganismos e plantas.

O crescimento dos bioinsumos acompanha tendências globais e abre espaço para discussões que estarão na COP30, em Belém, sobre sustentabilidade, conservação de áreas de preservação e práticas inovadoras para o campo.

Sair da versão mobile