Dia da Árvore: conheça o projeto de manejo florestal que contribui para a energia renovável
Entender como florestas e árvores certificadas contribuem para a conservação da biodiversidade e até mesmo sequestro de carbono
Hoje, dia 21 de setembro, é comemorado em todo o Brasil, o Dia da Árvore.
Por esse motivo, hoje mergulhamos no universo das florestas plantadas no Brasil, que abrangem cerca de 9 milhões de hectares, com destaque para o eucalipto e o Pinus, entre outras espécies. Desses, 7,4 milhões de hectares são certificados na modalidade de manejo florestal sustentável, garantindo práticas responsáveis em todo o setor.
O Planeta Campo trouxe Fábio de Paula, gerente de sustentabilidade da Eldorado Brasil, para entender a importância desse certificado e as contribuições dessas florestas e árvores para a conservação, o sequestro de carbono e até mesmo a produção de energia renovável.
Certificações
As florestas plantadas no Brasil são um dos setores mais regulamentados, e muitas são certificadas internacionalmente, atestando práticas responsáveis em todo o ciclo de produção.
Essas certificações, voluntárias e reconhecidas mundialmente, refletem o compromisso em reduzir impactos socioambientais, garantindo a conservação da biodiversidade e o manejo florestal sustentável. É um motivo de comemoração para o Brasil ter um grande número de florestas certificadas.
Sequestro de carbono
Cada hectare de eucalipto plantado absorve cerca de 10 toneladas de dióxido de carbono (CO2) da atmosfera por ano. Esse sequestro ocorre naturalmente à medida que as árvores crescem e realizam o processo de fotossíntese.
O eucalipto é um importante aliado na luta contra as mudanças climáticas, ajudando a reduzir os níveis de CO2 na atmosfera e contribuindo para um clima mais equilibrado.
Uso de árvores para energia renovável
A Eldorado Brasil inovou ao utilizar partes da madeira de eucalipto que, anteriormente, eram consideradas resíduos. Em sua usina termelétrica, conhecida como “Onça Pintada”, eles queimam não apenas troncos, mas também raízes e topos de árvores para gerar energia renovável.
Essa abordagem de economia circular elimina o desperdício, aproveitando ao máximo o potencial da madeira, enquanto contribui para a produção de energia limpa e renovável.
Futuro sustentável
O manejo florestal, a certificação das florestas e o uso eficiente da madeira demonstram como o setor de florestas plantadas no Brasil está alinhado com a busca por um futuro mais sustentável.
Essas práticas não apenas apoiam a conservação da biodiversidade e ajudam a combater as mudanças climáticas, mas também oferecem oportunidades para a produção de energia renovável.