Seara cria Bônus ESG para granjeiros que usam energia limpa
Um projeto criado pela Seara quer incentivar ainda mais o granjeiro integrado à marca a adotar práticas sustentáveis na produção, especialmente no incentivo ao uso da energia limpa
Um projeto criado pela Seara quer incentivar ainda mais o granjeiro integrado à marca a adotar práticas sustentáveis na produção.
É o Bônus ESG, que garante até 10% a mais no valor de venda dos animais para aqueles que instalarem paineis solares ou adotarem outras alternativas de energia limpa.
Das 10 mil famílias integradas, 40% já instalaram os paineis solares, e o custo da energia elétrica nas propriedades pode cair até 90%.
Energia limpa também em lojas
Além de incentivar os granjeiros, a ideia da Seara é que todas as lojas da Swift, rede de venda de carnes congeladas, também tenham paineis solares para garantir o abastecimento elétrico das próprias unidades.
Hoje, os paineis estão instalados em 64 lojas no Estado de São Paulo, sendo 35 só na capital.
Juntas, elas geram 1,5 megawatt de energia, com redução de 153,6 toneladas na emissão de carbono.
“Cada vez mais temos a responsabilidade de ter uma empresa com fonte renovável de energia. Como grupo, também temos o compromisso Net Zero da JBS, de até 2040 zerar as emissões. Essa é a forma que encontramos para atingir esse objetivo”, afirma Raphael Jacob, CFO da Swift, ao Planeta Campo.
A meta da Swift é que 100% das lojas sem abastecidas com energia limpa até 2025.
Grupo J&F criou fazenda solar
Uma fazenda solar da empresa Âmbar, que faz parte do Grupo J&F, foi inaugurada no interior de São Paulo.
Um passo importante para a transição da matriz energética do país.
O empreendimento é composto por quatro usinas, que somam 9.408 placas fotovoltaicas.
“Isso é totalmente ligado à metodologia ESG, e é apenas a primeira de muitas iniciativas que pretendemos firmar com essa parceria entre Seara e Âmbar, para expandir para outras regiões do país”, acrescenta Márcia Fossati, diretora de sustentabilidade da Seara.
Benefícios para muitos
A usina está em fase de testes, já conectada na rede elétrica, e começa a abastecer as lojas a partir de setembro.
A energia limpa também será distribuída para casas de alguns colaboradores da empresa, e até mesmo para consumidores.