Senado aprova projeto de redução no IPTU para consumidores de energia solar

O projeto proposto por Plinio Valério deputado do PSDB do Amazonas passa para câmara dos deputados

O projeto chamado IPTU verde tem a vantagem, cedida pelas prefeituras publicas, para todas as pessoas que aderirem as placas de energia solar, essas terão um abatimento anual no seu imposto.

Marcos Lira, engenheiro eletricista, explica que o projeto já está em andamento no Goiás e no Tocantins e pretende ser implantado no Piauí também, o desconto pode chegar de 20% até 70% no caso do estado do nordeste.

Como é possível usar usinas fotovoltaicas

O engenheiro explica que os proprietários podem usar de duas maneiras, a primeira é isolado onde a geração de energia vem do bombeamento de água.

A outra e mais recomendada por ele é a instalação de uma usina na própria propriedade, assim ele poderá suprir a suas demandas e as energias que sobrarem ele poderá vender para o estado.

Lira fala que é extremamente necessário, na hora da instalação procurar uma empresa que esteja atuante no mercado e seja renomada, após isso é importante que o proprietário faça um financiamento para não sofrer com situações inesperadas futuras.

Para todos que tiverem propostas que sugiram que o abatimento será de 100%, atenção o engenheiro recomenda que haja uma desconfiança por parte dos proprietários.

Em relação a recuperação ao dinheiro investido, Lira ressalta que é um ótimo investimento, pois o dinheiro pode ser recuperado em até 3 anos e meio, para um serviço que tem durabilidade de 25 anos em média.

Para exibir os benefícios, o Planeta Campo realizou um painel com alguns que foi utilizado no programa desta sexta-feira, 16, confira abaixo: 

Captura De Tela 33 | Planeta Campo