Fazenda encontra nova fonte de renda com gestão de resíduos
Propriedade recebe o pagamento pela reciclagem ou compostagem realizada a partir dos dejetos dos animais e detritos da propriedade
Desde 2015, a Fazenda Decisão, localizada em Unaí, Minas Gerais, faz a gestão dos resíduos da propriedade e recebe o pagamento pela reciclagem ou compostagem realizada a partir dos dejetos dos animais e detritos da fazenda. A adoção dessa prática evita a necessidade de enterrar ou queimar o lixo, que é contra a lei e polui o ar, a água e o solo.
A gestão dos resíduos é realizada com o auxílio de uma empresa especializada nesse tipo de serviço. “A gente se posiciona como um braço da empresa, do parceiro, do cliente, para conseguir realmente que ele se torne sustentável. A sustentabilidade vem, principalmente, através da gestão do resíduo reciclável, mas também do resíduo orgânico, do resíduo compostável, que muitas vezes eram descartados de forma incorreta. E a gente traz uma solução para ele dando essa destinação correta e contribuindo para a sustentabilidade, mas também para muitas outras portas que se abrem a partir daí, como exemplo, vários certificados que as empresas, as fazendas, os produtores precisam, e eles necessitam incluir essa sustentabilidade no dia a dia”, explica José Leal, diretor da Infinity.
A empresa recolhe todo o resíduo da propriedade e o que antes iria para o lixo retorna em dinheiro para a fazenda. Recurso que pode ser reinvestido no negócio. “O valor que a gente recebe da reciclagem, a gente inclusive reverte isso para as pessoas que moram na fazenda, para incentivar eles a fazerem esse descarte adequado. Então tudo que gera de renda do material que é reciclado, a gente converte para o pessoal da própria fazenda”, explica João Zancanaro, produtor rural.
Confira a matéria completa: