spa

66,3% preservado

Brasil ainda é composto por vegetação nativa em sua maior parte

25,6% de toda a área preservada no país está dentro de propriedades rurais

O Brasil tem 66,3% de seu território, ou seja, 631.758.477 hectares, preservado com vegetação nativa, de acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O volume representa mais áreas de vegetação do que o encontrado nos Estados Unidos (que tem apenas 19,9% de vegetação nativa) e na União Europeia (com 17,9% da área conservada) juntos.

E o agronegócio tem uma participação significativa neste cenário, pois 25,6% de toda a área preservada no nosso país está dentro de propriedades rurais. Isso significa que somente as áreas preservadas no interior das fazendas brasileiras equivalem a dez países da Europa: Irlanda, Reino Unido, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Áustria e Itália.

Essa grande extensão de áreas preservadas no meio rural acontece graças a utilização de práticas conservacionistas, adoção de tecnologias modernas e aplicação de técnicas como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Deste modo, alcançamos alta produtividade sem a necessidade de abrir novas áreas para o cultivo agrícola e a produção pecuária.

A legislação brasileira também favorece a conservação ambiental, uma vez que o atual Código Florestal Brasileiro, vigente desde 2012, determina a preservação de área em propriedades rurais de acordo com o bioma onde a fazenda está inserida. Na Amazônia, os produtores precisam conservar 80% da propriedade com vegetação nativa, já no Cerrado a exigência é de 35% e nos outros quatro biomas (Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) é necessário preservar 20% da área.