Governo anuncia R$ 20 bi para financiar transição energética, bioeconomia e descarbonização
Com o anúncio, o governo brasileiro reafirmou o compromisso com a transição energética e com o cumprimento das metas climáticas do país
O governo brasileiro anunciou, nesta sexta-feira (1), durante a COP 28, em Dubai, mais de R$ 20 bilhões para financiar projetos focados em transição energética, bioeconomia e descarbonização da indústria, da mobilidade avançada no Brasil. Os recursos serão distribuídos em cinco editais, dentro do programa Mais Inovação Brasil.
O Ministério de Minas e Energia (MME) participou ativamente da elaboração dos editais para que as empresas possam ir além e desenvolvam tecnologias de ponta para que o Brasil continue a ter as condições de liderar a transição energética com uma das matrizes mais limpas do mundo.
Governo promove retomada da ciência
Representando o MME, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, destacou ser um dia histórico para a pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil e principalmente para a Transição Energética e para o cumprimento das metas climáticas do Brasil. “A ciência voltou”, afirmou durante o discurso.
Para o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esse anúncio mostra a união e a reconstrução que o país está vivendo com a aliança de três políticas de estado: a Política Nacional de Transição Energética; a nova Estratégia Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação e a nova Política Industrial Brasileira. “Estamos falando de desenvolver o Brasil em novas bases. Estamos falando de colocar o Brasil na vanguarda tecnológica e industrial da transição energética”, destacou.
Segundo o secretário Barral, os editais publicados hoje pelo governo, em especial o bloco de transição energética, estão totalmente alinhados com a política energética do país.
“Trata-se de uma grande construção conjunta das prioridades entre MME, MCTI, FINEP, MDIC e BNDES, sem precedentes”, lembrou.
Parceria institucional
“Essa parceria institucional, essa coordenação governamental ampliada, essa integração de todas as políticas públicas está só começando, mas já estamos colhendo os frutos. Vamos entregar valor para o país, vamos aumentar o valor agregado das atividades econômicas, vamos entregar renda e qualidade de vida para os brasileiros, vamos entregar uma transição energética justa e inclusiva, vamos entregar mais inovação ao Brasil”, finalizou.
Os editais lançados pela Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep) e pelo Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foram concebidos em ação conjunta com o MME e integrados com as políticas setoriais de Transição Energética.
Os editais
Os cinco editais lançados pelo governo brasileiro são:
- Edital 1: Apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em transição energética, bioeconomia e descarbonização da indústria, da mobilidade avançada.
- Edital 2: Apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de armazenamento de energia.
- Edital 3: Apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de eficiência energética.
- Edital 4: Apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de energia solar.
- Edital 5: Apoio a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias de energia eólica.
Os editais estão abertos para empresas, instituições de pesquisa e instituições de ensino de todo o Brasil. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de março de 2024.
Com o anúncio, o governo brasileiro reafirma seu compromisso com a transição energética e com o cumprimento das metas climáticas do país.