Planeta Campo Entrevista: Osmar Bambini
Osmar Bambini, co-fundador da startup Um grau e meio, é o convidado do programa Planeta Campo Entrevista desta quarta-feira (9). Fundada em 2016, a Um grau e meio oferece solução para um dos problemas mais agudos — e visíveis — do país na frente climática: o combate aos incêndios florestais. Segundo o co-fundador, a ferramenta […]
Osmar Bambini, co-fundador da startup Um grau e meio, é o convidado do programa Planeta Campo Entrevista desta quarta-feira (9).
Fundada em 2016, a Um grau e meio oferece solução para um dos problemas mais agudos — e visíveis — do país na frente climática: o combate aos incêndios florestais. Segundo o co-fundador, a ferramenta desenvolvida permite substituir a observação humana ou o monitoramento por satélite. “Entre a captura das imagens, a leitura pelo algoritmo e a identificação do incêndio, o tempo gasto pelo sistema da empresa é de três minutos”, explicou.
Segundo os dados do ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em 2021 o fogo queimou 892 mil hectares de unidades federais. Isso representa 24% a menos do que o registrado em 2020, quando o fogo consumiu 1,18 milhão de hectares. O bioma mais afetado foi o cerrado, que teve quase 700 mil hectares queimados no ano passado – quase 80% do total queimado em áreas protegidas no país. Essa quantidade foi menor do que em 2020, quando o fogo consumiu mais de 890 mil hectares.
O segundo bioma que mais perdeu floresta para o fogo em 2021 foi a Amazônia, com quase 150 mil hectares queimados, três mil hectares a menos do que no ano anterior.
Assista o programa Planeta Campo Entrevista desta quarta-feira, no Canal Rural, as 18:30.