Saiba como adotar o sistema ILPF na sua produção
ILPF é utilizado em mais de 17 milhões de hectares de lavouras no Brasil e é opção para melhorar desempenho econômico. Saiba como fazer na sua produção
Os sistemas integrados são as opções cada vez mais usadas por agricultores e pecuaristas para manter a produção de forma sustentável, sem deixar de lado os ganhos financeiros.
O sistema Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) é utilizado em mais de 17 milhões de hectares de lavouras no Brasil.
A técnica tem sido adotado cada vez mais adotada, não só pelas compensações ambientais que proporciona, mas também pelo retorno financeiro.
Para quem ainda não adotou o ILPF ou tem dúvidas, o Planeta Campo conversou com especialistas para explicar como você pode adotar o sistema na sua produção.
O que é o sistema de integração?
Para o head da América Latina da Regrow Ag, Renato Rodrigues, o importante é fazer alguma forma de integração entre os sistemas.
Seja a lavoura com a floresta ou a pecuária com a lavoura, não importa.
O que o produtor tem que ter consciência é de que ele precisa ter mais de um componente em uma mesma área.
“Tem que ter uma sinergia muito grande. Por exemplo: algum componente da lavoura ajudando na pecuária, como um fertilizante usado para o milho, que depois ajuda no crescimento da braquiária, a sombra da árvore ajuda a produção animal. É sempre pensar nisso”, explica.
Como fazer ILPF na produção?
A recomendação do head da Regrow Ag é que você procure a assistência técnica oferecida pela Embrapa da sua região, ou então alguma universidade que desenvolva atividades no campo.
É com a ajuda da assistência que o produtor consegue melhores resultados e a aplicação mais correta do tipo de integração que pode ser feita no local.
“Dica importante: nunca comece com a propriedade toda. Comece com uma área pequena, vá testando, e nada impede de você testar diferentes modelos de integração na mesma propriedade”, exemplifica.
As vantagens do sistema
- Redução de impactos ambientais
- Rotação de culturas por necessidade técnica
- Aumento da rentabilidade por hectare
- Diminuição do risco financeiro
- Recuperação das pastagens
Criação da ILPF
A Integração Lavoura Pecuária Floresta vem sendo bastante incentivada pela Embrapa há mais de 30 anos e diversas pesquisas comprovam seus benefícios produtivos e ambientais.
Como Rodrigues explicou, não importa quantas integrações são feitas, mas o que é realmente levado em conta é como cada um dos componentes vai se unir.
“Podemos ter ILPF de Norte a Sul, de Leste a Oeste, no pequeno, médio e grande produtor. A principal característica é se adequar à realidade local. Não adianta querer comparar biomas diferentes, climas diferentes. As ideias podem ser aproveitadas, desde que em um contexto local”, afirma.