Fazenda sustentável mineira triplicou faturamento com sistemas de ILPF

Na Fazenda Triqueda, o gado é criado integrando conceitos da pecuária regenerativa com florestas renováveis em sistema silvipastoril.

Fazenda sustentável mineira triplicou faturamento com  sistemas de ILPF

A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Na prática, acontece a utilização de diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área.  

A Fazenda Triqueda, administrada por Leonardo Resende, é um exemplo deste processo. A propriedade está entre as 28 mais produtivas do planeta, organizada pela International Food Tank. 

História

No início dos anos 2000, a receita por hectare estava baixa com pastagens pouco produtivas. Leonardo e a mãe decidiram apostar no sistema de integração entre pecuária e floresta.  Leonardo conta que um dos principais desafios foi convencer os colaboradores.

“Em um primeiro momento, todo mundo duvida um pouco que terá resultado. É normal.  À medida que saímos para visitar outros lugares e mudar a forma convencional de pensar, cresce o sentimento de que estamos produzindo e contribuindo para um mundo melhor”, comentou. 

Para o diretor de relacionamento com pecuaristas da JBS, Fábio Dias, a integração lavoura-pecuária-floresta  aumenta o sequestro de carbono e é fundamental para a sustentabilidade,

“ Quanto temos um sistema de integração, temos um sequestro de carbono maior. Isso torna a fazenda muito importante com relação a sustentabilidade”, explicou. 

Na prática 

Na Fazenda Triqueda, o gado é criado integrando conceitos da pecuária regenerativa com florestas renováveis em sistema silvipastoril. O analista ambiental do instituto mineiro de gestão das águas, Eduardo Araújo, explica que os resultados positivos da ILPF são percebidos quando todas as culturas são trabalhadas com a mesma dedicação no manejo. 

“É preciso que a gente saiba administrar os valores e os recursos naturais da mesma forma que os recursos do que os econômicos. Não tem como a gente tratar da propriedade rural sem prover uma ideia de sustentabilidade ecológica. Esse é  o norte para o futuro”, comentou. 

ILTF

Na fazenda Triqueda é usado  o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta. Para o analista ambiental,  existem inúmeras outras formas de se trabalhar sustentabilidade dentro de uma propriedade.

“São três questões que a gente pensa na natureza: água, solo e ar.  Como eu controlo, como eu manejo isso em acordo com a natureza? O importante é lidar com isso de uma forma que você não cause tanto impacto;  É um mecanismo que a gente tem que trabalhar de feedback de observação”, concluiu.

Assista ao vídeo: