Inovações para o agro são apresentadas no metaverso
Pela primeira vez na televisão brasileira, foi realizada a transmissão ao vivo de um painel feito no ambiente do Metaverso
O painel Inovação para Um Futuro Sustentável encerrou as sessões de discussão do 2° Fórum Planeta Campo e apresentou ao público uma grande novidade.
Os debates foram desenvolvidos no ambiente do metaverso, plataforma digital totalmente imersiva, que possibilita uma comunicação mais interativa e dinâmica no mundo virtual.
Além disso, pela primeira vez na televisão brasileira um evento realizado no metaverso foi transmitido ao vivo.
As discussões com foco em promover uma agropecuária sustentável foram lideradas pelos seguintes nomes:
- Jaqueline Silva, diretora de produto e programação do Canal Rural
- Rogério Melo, gerente de carbono da UPL
- Mauricio Lemos, fundador e head da Sapiens Agro
- Sávio Sardinha, head da Future Carbon
- Carla Tuccilio, CEO do Brasil Agribusiness
- Ricardo Nunes, sócio da Daniel Advogados e professor da PUC-Rio
Quem estava presencialmente no Fórum, que aconteceu no dia 8 de dezembro, em São Paulo, pôde ter a experiência de acompanhar o painel via mundo real e também no metaverso, com mediação de Jaqueline Silva, diretora de programação do Canal Rural.
Por meio desse universo virtual, todas as falas e expressões corporais dos participantes do painel no mundo real, aconteciam também simultaneamente no ambiente digital.
Mauricio Lemos, fundador da Sapiens Agro, conta que foi durante a pandemia que a empresa decidiu mergulhar no espaço do metaverso como forma de se aproximar dos clientes e driblar a distância imposta pelo isolamento social.
Além disso, Lemos acredita que esse universo otimiza a apresentação de projetos e facilita a compreensão dos usuários em determinadas ocasiões. “Pra gente, o metaverso é uma ferramenta de gestão. Existem materiais que são pouco palatáveis no mundo real, mas que neste ambiente se tornam mais fáceis para apresentar, por exemplo”, explica Mauricio.
Para além do metaverso, o painel trouxe o case de um projeto inovador que vem facilitado o acesso de pequenos e grandes produtores rurais ao mercado de créditos de carbono.
Sávio Sardinha, head da Future Carbon, mostrou que isso é possível com projetos focados em energia, floresta e manejo da produção agrícola e pecuária. “Nós temos um grande potencial pensando na agricultura regenerativa, trabalhando as intervenções técnicas para o produtor aportar carbono em solo, por exemplo, mas também para a pecuária na redução de fermentação entérica principalmente no manejo intensivo”, explica.
Já Rogério Melo, gerente de carbono da UPL, fez uma reflexão sobre o futuro da agricultura no mundo. “A próxima grande fronteira da evolução da sustentabilidade passará, necessariamente, pelas biossoluções e pela digitalização”.
Metaverso do agro
O painel também foi marcado pelo lançamento do primeiro metaverso setorial do agronegócio brasileiro, chamado Brasil Agriland, que entra no ar já em janeiro de 2023.
“O Metaverso representa uma nova era para o agronegócio ao proporcionar uma experiência imersiva e realmente diferenciada para conectar, por meio da tecnologia, os produtores aos consumidores. É a inovação para um futuro cada vez mais sustentável e integrado”, explicou Carla Tuccilio, CEO do Brasil Agribusiness, sobre o objetivo e as perspectivas da iniciativa.