‘Mostra Sua Pegada’ conscientiza o público sobre impacto climático dos produtos consumidos
Lançada pela Nude, conhecida por produzir o primeiro leite carbono neutro do mercado brasileiro, a corrente “Mostra Sua Pegada” tem como objetivo democratizar as discussões sobre o impacto climático dos produtos consumidos
Um movimento liderado pela foodtech brasileira Nude está ganhando força nas redes sociais com o objetivo de conscientizar o público sobre o impacto climático dos produtos consumidos pela população.
Intitulado “Mostra Sua Pegada”, o movimento convida empresas de diversos setores a mostrar o impacto ambiental de seus produtos e serviços, incentivando a transparência e a responsabilidade socioambiental.
Mostra sua pegada
Lançada pela Nude, conhecida por produzir o primeiro leite carbono neutro do mercado brasileiro, a corrente “Mostra Sua Pegada” tem como objetivo democratizar as discussões sobre o impacto climático dos produtos consumidos. Através das redes sociais LinkedIn e Instagram, a marca convida outras empresas a aderirem ao movimento e a compartilharem o impacto ambiental de seus produtos.
A diretora de sustentabilidade da Nude, Mariana Spignardi, destaca a importância de promover a transparência climática em conjunto com outras marcas comprometidas com a causa.
“O “Mostra sua pegada” quer ampliar o diálogo com os consumidores sobre o impacto climático de produtos e serviços. A Nude comunica a Pegada de Carbono de todos os produtos nas embalagens, para que os consumidores possam considerar o impacto climático no momento da compra. Começamos esse movimento para trazer mais transparência climática porque acreditamos na importância do consumidor ter acesso a estas informações. Nesse sentido, convidamos toda a indústria a calcular e mostrar o impacto climático de seus produtos e também convidamos os consumidores a chamar outras marcas para este movimento”.
Unindo forças pelo meio ambiente
Diversas empresas de diferentes setores já aderiram ao movimento “Mostra Sua Pegada”. Além da Nude, marcas como Pantys, Nuu Alimentos, Hering, Reserva e Natura estão entre as participantes.
“A transparência sobre o impacto ambiental é fundamental para os consumidores” destaca Spignardi.
Ademais a diretora diz que o movimento precisou ser construído coletivamente, por empresas que estão comprometidas com questões climáticas.
“Só conseguiremos enfrentar a crise climática que vivenciamos atualmente se atuarmos de forma coletiva e colaborativa. A potência do movimento está na mobilização coletiva. Muitas empresas que buscam reduzir suas emissões de gases que geram o efeito estufa entendem que a comunicação com o consumidor é desafiadora, porque são temas complexos. O movimento busca democratizar as discussões climáticas” finalizou.
Promovendo conscientização e inspirando mudanças
O movimento “Mostra Sua Pegada” visa não apenas informar, mas também inspirar outras marcas a buscarem a redução ou a neutralização de sua pegada de carbono.
Empresas como Pantys e Nuu Alimentos enfatizam a importância de educar a população sobre a pegada de carbono e incentivar escolhas conscientes por meio dessas informações. “O Mostra sua pegada de carbono estabelece uma relação transparente com o consumidor e conscientizá-lo sobre a conexão com empresas comprometidas com o capitalismo conscient”e, diz Rafaela Gontijo, CEO da Nuu Alimentos.
A iniciativa busca engajar os consumidores a considerar a pegada de carbono ao fazer suas escolhas e promover a transparência climática na indústria. Com o objetivo de criar uma relação de transparência com o público, as empresas participantes buscam conscientizar e inspirar outras marcas a adotarem práticas mais sustentáveis. Essa iniciativa coletiva demonstra o compromisso das empresas em lidar com a crise climática atual e representa um passo importante rumo a um futuro mais sustentável.