Net Zero vira solução para combate ao aquecimento global
Diversas empresas brasileiras já se comprometeram com a Neutralidade de carbono
Dentre as soluções encontradas para combater o aquecimento global, estão as chamadas metas “Net Zero”. Por definição, o termo net zero significa a neutralidade de carbono, ou seja, situação que acontece quando as emissões desse gás ficam o mais próximo de zero possível.
Para se ter uma ideia dessa importância, 55 gigatoneladas de gases de efeito estufa são liberadas anualmente no ar. Na prática, em uma iniciativa net-zero para cada molécula de efeito estufa depositada no ar, outra molécula do mesmo tipo é retirada.
Engajamento
Diversas empresas brasileiras já se comprometeram com esse propósito, como a JBS. O diretor de sustentabilidade da instituição, Márcio Nappo, explicou que várias ações estão foram tomadas para minimizar esses impactos.
“Temos a ambição de reduzir todas as nossas emissões líquidas diretas e indiretas nos próximos 20 anos e compensar todas as emissões residuais. esse projeto provavelmente vai ser o grande orientador de todos os investimentos que a empresa vai fazer daqui para frente com o objetivo de descarbonizar todo o nosso negócio, ”comentou
Balanço
Segundo o Coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, o balanço da emissão de gases causadores do efeito estufa precisa ser medido através de processos nacionais.
“Uma coisa é a teoria do processo, outra coisa é a prática. Eu defendo insistentemente a necessidade de criarmos as nossas métricas, reais, para aquilo que a gente faz hoje que é sustentável demais, seja reconhecido como tal no mundo inteiro”, afirmou.
Ainda segundo o coordenador da FGV, os números brasileiros são fantásticos. Para ele, a área plantada com grãos cresceu 87%, mas a produção cresceu 345%.
“Cresceu mais de quatro vezes mais. o que é isso? é a tecnologia que reduziu a demanda por esmagamento, por áreas novas. Isso é real, é sustentável. Onde houver emissão, é preciso que a tecnologia entre para resolver o processo rapidamente”, conclui.
Aquecimento Global
As alterações climáticas viraram o foco das principais discussões mundiais. Governos, autoridades municipais e empresas estão preocupadas com a situação e buscam soluções sustentáveis para estes fatos.
O debate que elenca formas de combater o aquecimento global ganhou força depois do acordo de Paris em 2015, quando foi assinado por 195 países. Não apenas as nações se engajaram com a causa, mas empresas também passaram a substituir fontes emissoras de gases do efeito estufa por fontes limpas e renováveis.
Para o coordenador, o termo sustentabilidade surgiu há alguns anos e se transformou em um fator essencial para a competitividade. “Produtos produzidos de forma a gerar emissões de carbono não serão aceitos. A descarbonização passou a ser uma limitante de caráter comercial”, disse.
Assista ao vídeo: