“Financiamento foi o tema principal da COP27”, afirma embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto.
Durante entrevista ao programa Planeta Campo, embaixador destacou que o financiamento foi tema chave durante o evento.
O embaixador Paulino Franco de Carvalho Neto, à frente dos diplomatas que fizeram as negociações brasileiras na COP 27, a Conferência Mundial do Clima, concedeu entrevista exclusiva ao programa Planeta Campo. Durante a participação, destacou que o financiamento é o tema chave durante o evento. “Como dar os meios, as condições de implementação, especialmente os países em desenvolvimento possam cumprir suas metas de ODs? essa é a questão”, explicou.
Com relação ao Brasil, o embaixador disse que o país irá reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 50% até 2.030. “Essa obrigação de financiamento é uma obrigação dos países desenvolvidos”, alertou.
Confira a entrevista na íntegra:
Segundo o representante brasileiro, o processo ainda é lento e todos os países precisam estar de acordo.” O interesse de todos os países é que possamos alcançar o objetivo de redução das emissões de gases de efeito estufa”.
Paulino disse ainda que o país sempre será um ator relevante e importante em questões de desenvolvimento sustentável. “Nós temos energias renováveis se comparada a países desenvolvidos. Temos uma agricultura mais sustentável e resiliente e temos uma agricultura e o brasil é parte da soluções para os problemas climáticos”, finalizou.