Análise de crédito no RS deve ser feita no modelo do Furacão Katrina, diz Tejon

Cálculos iniciais da Farsul apontam que o agronegócio gaúcho pode ter perdido cerca de R$ 3 bilhões em decorrência das enchentes

Análise de crédito no RS deve ser feita no modelo do Furacão Katrina, diz Tejon

Estimativas iniciais da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) apontam que o agronegócio gaúcho pode ter perdido cerca de R$ 3 bilhões em decorrência das enchentes que ainda afetam o estado. Por ora, a análise da entidade é baseada apenas na área de produção inundada.

Segundo o doutor em educação e professor de agronegócio José Luiz Tejon, a Serasa Agro está preparando um estudo com imagens de satélite de todas as propriedades do estado com o intuito de separar a visão de análise de crédito dessas áreas do restante do Brasil.

“Seria algo muito parecido com o que foi feito nos Estados Unidos na ocasião daquela devastação do Furacão Katrina”, explica.

Somada a essa iniciativa, Tejon ressalta que a Embrapa está, neste momento, com um grupo de pesquisadores para conferir suporte digital, analisando a qualidade dos solos e as perpectivas para o agro gaúcho.

“Inclusive, a presidente da Embrapa [Silvia Massruhá] me disse que no dia 10 de junho estará reunida no Rio Grande do Sul com os técnicos e pesquisadores para uma visão tática e operacional de como será desenvolvida a agricultura no Rio Grande do Sul daqui para frente a partir dessa situação de tragédia”.

Veja a análise de Tejon na íntegra no vídeo abaixo: