Biodiesel de resíduos agropecuários: testes comprovam eficiência e benefícios
Testes realizados pela JBS demonstram que o biodiesel produzido a partir de resíduos da produção agropecuária apresenta eficiência comparável ao diesel fóssil
Emissões de CO2 podem ser reduzidas em até 80% com a substituição do diesel fóssil pelo biodiesel 100%. O biocombustível, produzido a partir de resíduos da produção animal e óleo de fritura recuperado, é uma alternativa sustentável e viável para o setor de transportes.
Testes realizados pela JBS demonstram que o biodiesel produzido a partir de resíduos da produção agropecuária apresenta eficiência comparável ao diesel fóssil, com a vantagem de reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa.
Eficiência comprovada
O biodiesel é produzido na planta da Biopower em Lins (SP) por transesterificação, utilizando principalmente gorduras bovinas, suínas e de aves, além de óleo de fritura recuperado. Essa prática contribui para a economia circular e evita o impacto ambiental negativo do descarte desses resíduos.
Um caminhão DAF modelo 530, percorrendo o trecho entre Lins e o porto de Santos, foi utilizado para testar o biodiesel.
O veículo transportou mais de 3.200 toneladas de produtos da JBS em 60.000 km, consumindo cerca de 35.000 litros de combustível.
O principal impacto positivo do biodiesel é a redução das emissões de CO₂ na atmosfera. Os testes da JBS comprovaram uma redução de até 80% nas emissões em comparação com o diesel fóssil, além de ser mais vantajoso financeiramente.
Viabilidade e benefícios
O biodiesel pode ser usado como substituto imediato do diesel fóssil, sem necessidade de adaptações nos veículos. Essa viabilidade, aliada à redução de emissões e à preservação dos motores, torna o biodiesel uma opção vantajosa para o setor de transportes.
A JBS pretende incentivar a adoção do biodiesel tanto dentro da companhia quanto no setor de transportes em geral. A empresa acredita que o biodiesel é uma solução viável para a descarbonização da matriz energética brasileira.
O principal desafio para a maior utilização desse tipo de combustível é a mudança de atitude dos consumidores e das empresas.
“As soluções para um futuro mais limpo e sustentável já existem, mas dependem da escolha consciente de cada indivíduo para serem postas em prática”, diz Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower.
A JBS tem como meta reduzir suas emissões de carbono e acredita que o biodiesel é uma ferramenta importante para alcançar esse objetivo. No entanto, a empresa ressalta que a mudança climática é um problema global que exige a responsabilidade de cada indivíduo.