Brasileiros estão entre os mais inseguros com relação às mudanças climáticas, diz pesquisa

O levantamento mostrou que 61% dos brasileiros acreditam que terão que deixar suas casas nos próximos 25 anos por conta das mudanças climáticas

Uma pesquisa realizada pela empresa Ipsos para a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP28) indica que os brasileiros estão entre os povos mais inseguros com relação às mudanças climáticas.

O levantamento, realizado com 24.220 entrevistados, sendo cerca de mil deles no Brasil, entre 22 de setembro e 6 de outubro de 2023, mostrou que 61% dos brasileiros acreditam que terão que deixar suas casas nos próximos 25 anos por conta das mudanças climáticas.

Esse número é o segundo maior do mundo, atrás apenas da Turquia (68%). A média global é de 38%.

A pesquisa também mostrou que os brasileiros estão mais preocupados com os impactos futuros do aquecimento global do que a média global.

85% dos entrevistados no Brasil acreditam que os impactos das mudanças climáticas serão ainda piores nos próximos 10 anos. A média global é de 71%.

Ao serem perguntados sobre a atuação do governo para o enfrentamento das mudanças climáticas, 47% dos brasileiros disse acreditar que o governo está trabalhando duro. No entanto, 46% acredita que não está sendo feito o suficiente.

A média global é de 36%.

Os países com as maiores porcentagens de visão positiva quanto à atuação de seus governos são: China (79%), Tailândia (65%) e Singapura (65%). Do outro lado aparecem Argentina (9%), Peru (13%) e Japão (19%).