Congresso discute os desafios para a produção sustentável de soja
Mapa e Embrapa promovem evento para debater as boas práticas de produção do grão no Mercosul
Na safra 2020/2021, o Brasil produziu aproximadamente 256 milhões toneladas de grãos, de acordo com levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), sendo 138 milhões de toneladas de soja, produzidas em cerca de 40 milhões de hectares, consolidando o País como líder mundial na produção e na exportação do grão. Por outro lado, a Argentina produziu 45 milhões de toneladas e o Paraguai 10 milhões de toneladas. Para debater os Desafios para produção sustentável de soja no Mercosul, a Embrapa promove o IX Congresso Brasileiro de Soja e o Mercosoja 2022, de 16 a 19 de maio, em Foz do Iguaçu (PR)
A solenidade de abertura será na segunda-feira (16), das 19h às 20h30, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR), com a presença do vice-presidente da República Antonio Hamilton Mourão, de Guy Capdeville, presidente em exercício da Embrapa, de Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja, de Luis Zubizarreta, presidente da Asociación de la Cadena de la Soja Argentina (ACSOJA) e de Adeney de Freitas Bueno, presidente do CBsoja e Mercosoja 2022. O evento também poderá ser visto pelo canal da Embrapa no YouTube.
Com relação às exportações, na safra passada, o Brasil exportou aproximadamente 86 milhões de toneladas em grãos; 17 milhões em farelo e 1,6 milhão em óleo de soja. Os números da safra 2021/22 não estão consolidados, pela Conab, mas o último levantamento, de 12 de maio de 2022, mostra uma queda na produção, em decorrência das adversidades climáticas, conforme dados abaixo.
A oleaginosa está presente em todas as regiões brasileiras e os três maiores produtores estão concentrados no Centro-Oeste e Sul do Brasil. O estado de Mato Grosso mantém a liderança na produção brasileira com cerca de 36 milhões de toneladas, na safra 20/21. A cultura da soja tem reflexos importantes na economia, impactando na realização de negócios, na geração de emprego e renda e trazendo melhorias para a qualidade de vida de toda a população. A oleaginosa é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados, biodiesel e em ração animal.
Histórico
A soja é uma das principais commodities agrícolas brasileiras e a cultura que mais cresceu no Brasil nas últimas quatro décadas. De 1970 até 2021, a produção brasileira cresceu 91 vezes, saltando de 1,5 milhão de toneladas em 1970, para 138 milhões de toneladas na safra 2020/2021. Apesar do crescimento em produção ser quase 100 vezes maior nesse período, a área cultivada aumentou apenas 30 vezes, saltando de 1,3 milhão de hectares para cerca de 39,2 milhões de hectares.
O CBSoja é promovido desde 1999, pela Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esta edição do evento será em formato híbrido (presencial e on-line). Nesta edição, o CBSoja será realizado em conjunto com o Mercosoja 2022. O Mercosoja tem sido organizado em conjunto pela Embrapa e pela ACSOJA (Asociación de la Cadena de la Soja Argentina) e é o principal evento científico de soja do Mercosul.
Fonte: Embrapa