COPLACAMPO 2024: evento destaca avanços tecnológicos no cooperativismo
O evento destaca avanços tecnológicos no cooperativismo e tendências no agronegócio. Feira termina na próxima sexta-feira.
Com um pacote tecnológico avançado, demonstrações práticas de novas tecnologias e tendências do agronegócio, a COPLACAMPO 2024 chegou em sua décima edição. O evento, realizado pela Cooperativa de Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (COPLACANA), acontece de hoje (26) até sexta-feira (1º), das 8h às 17h, localizado no bairro Taquaral, em Piracicaba – SP.
Marcos Farhat, diretor administrativo da cooperativa, conversou com o Planeta Campo nesta segunda-feira e reconheceu a importância do planejamento antecipado da exposição. “Após seis meses de intenso trabalho para montar toda a estrutura física, percebemos que este não é um projeto de curto prazo, mas sim um empreendimento que se estende ao longo do anos. Por exemplo, em 2024, já começamos a pensar em 2025. Isso porque temos uma enorme responsabilidade ao receber milhares de produtores e produtoras em busca de conhecimento e oportunidades de negócio”, explicou.
130 expositores e muito networking
A edição deste ano contará com mais de 130 expositores de multinacionais do agronegócio, que apresentarão as últimas novidades em produtos, serviços e tecnologias para o setor. Na edição de 2023, o evento movimentou mais de R$ 500 milhões.
O diretor administrativo da Cooperativa reforçou ainda que a expectativa para 2024 é maior. “A média é de 5, 6 pessoas por estande passando informações para os visitantes. As expectativas de movimentação financeira giram em torno de 500 milhões de reais, impulsionadas pela diversidade de produtos e pela oferta de tecnologia a preços acessíveis. Espera-se também um aumento significativo no público, com estimativas de duas a três mil pessoas a mais em comparação com o ano anterior”, afirmou.
Farhat disse ainda que, em 2023, desafios decorrentes da alta dos preços devido a crises geopolíticas globais, como a crise na Ucrânia, impactaram o evento. No entanto, a safra recorde e o foco na inovação tecnológica permitiram encarar essas dificuldades com otimismo e determinação.
Feira estruturada em três pilares
O porta-voz da Coplacana comentou que a feira é estruturada em tres pilares: o cooperativismo, a tecnologia e os negócios. “Esses pilares sustentam o propósito do evento, que visa promover o desenvolvimento humano, impulsionar a produtividade no campo e fomentar a sustentabilidade econômica e ambiental”, falou.
Vale ressaltar que a exposição de tecnologia agrícola de ponta, incluindo a agricultura de precisão e a inteligência artificial, atrai tanto os produtores tradicionais quanto os mais jovens, interessados em inovação e eficiência.
Além disso, a diversidade de negócios presentes na feira reflete a ampla gama de oportunidades dentro do agronegócio, desde insumos agrícolas até maquinário de última geração.
Em suma, a “COPLACAMPO 2024 ” não apenas celebra as conquistas do cooperativismo e da agricultura, mas também aponta para um futuro promissor, impulsionado pela tecnologia e pela colaboração entre os diversos atores do setor.