Eldorado Brasil Celulose traz sustentabilidade e eficiência no setor florestal

Em uma entrevista exclusiva, Élcio Trajano, diretor de RH, sustentabilidade e comunicação da Eldorado Brasil Celulose, revela as estratégias de preservação ambiental, impacto social e governança que fazem da empresa um exemplo no setor florestal brasileiro

No Planeta Campo Entrevista desta quarta-feira (27), entrevistamos Élcio Trajano, diretor de RH, sustentabilidade e comunicação da Eldorado Brasil Celulose, empresa do setor de celulose. Durante a entrevista, Trajano compartilhou insights sobre as ações da Eldorado para produzir com eficiência e contribuir para a preservação da biodiversidade.

Eldorado Brasil

Eldorado Brasil Celulose

Foto: Eldorado Brasil Celulose

A Eldorado Brasil Celulose, sediada em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, é uma das maiores empresas de celulose do país. Com mais de 20 anos de experiência em recursos humanos e práticas de responsabilidade ambiental, a companhia se destaca principalmente por suas práticas ambientalmente sustentáveis.

Com quase 300 mil hectares de florestas plantadas e cerca de 117.000 hectares dedicados à preservação ambiental, a Eldorado Brasil mantém um equilíbrio notável entre produção e conservação. Suas áreas de alto valor de conservação abrigam uma rica biodiversidade, incluindo espécies em extinção, como o cachorro-vinagre e a onça-parda.

Sustentabilidade

Elcio Trajano, Eldorado

Foto: Planeta Campo

Falando das práticas sustentáveis, o diretor cita o fato da empresa já ter alcançado diversas certificações importantes, sendo a FSC (Conselho de Manejo Florestal) a mais relevante delas.

“Estas certificações comprovam que as práticas da Eldorado são socialmente, ambientalmente e financeiramente sustentáveis. Além disso nos permite comercializar internacionalmente, já que essas certificações são exigidas principalmente pela União Europeia, por exemplo”.

Ainda nesse âmbito, Trajano cita o uso de inteligência artificial para a promoção de diversos projetos, que vêm facilitando a empresa na adoção de práticas sustentáveis.

“A Eldorado adotou a inteligência artificial em seu manejo florestal, com o projeto Floresta 5.0. Esse sistema permite o monitoramento em tempo real do crescimento das árvores, garantindo a produção de madeira de qualidade e a proteção da biodiversidade”.

O diretor destacou também a remoção de carbono feito pela empresa durante suas operações.

“A empresa se orgulha de sequestrar 16 vezes mais carbono do que emite, um resultado notável alcançado ao longo de 10 anos de operação. Isso demonstra nosso compromisso com a redução do impacto ambiental e a promoção de um futuro sustentável”.

A Eldorado investe também em comunicação para conscientizar o público sobre práticas sustentáveis e a importância da conservação ambiental.

“Abrimos sempre que possível nossas portas para visitas públicas, compartilhando nosso compromisso com a comunidade. Achamos importante que ter transparência nas nossas operações e mostramos acima de tudo como é possível produzir com eficiência unindo a sustentabilidade”.

Trajano finaliza dizendo que a busca pela melhoria contínua da empresa é fundamental com novas tecnologias surgindo a todo instante.

“A Eldorado Brasil está comprometida em revisar indicadores e adotar melhores práticas para manter seu papel como líder sustentável no setor florestal.