Embrapa completa 49 anos
Criada em 26 de abril de 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações voltadas para a agropecuária brasileira.
Na agricultura familiar, na análise rápida da qualidade da carne ou alertando os produtores quanto ao clima, solo e ciclos de cultivos. Não importa o problema, a resposta, muitas vezes, chega por ela: a Embrapa. Criada em 26 de abril de 1973, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações voltadas para a agropecuária brasileira.
São quase 3 mil pesquisadores em seus centros de pesquisa distribuídos em quase todos os estados do Brasil. Entre dezenas de indicadores, é a responsável por dobrar a produção de café nos últimos vinte anos.
Nos últimos quarenta anos: aumento de 509% na produção de grãos com elevação de duas vezes na área plantada; sete vezes a produção de leite; 60 vezes a produção de carne de frango; 100% rebanho bovino – com diminuição relativa da área de pastagem;
Durante esses 49 anos, o país passou por uma verdadeira revolução no campo, fruto do trabalho conjunto com instituições estaduais de pesquisa e extensão, universidades e setor produtivo, que apostaram em tecnologias geradas pela pesquisa e ajudaram a mudar o cenário brasileiro com incremento de produção, de produtividade e impulsionando a competitividade, com sustentabilidade.
Fatores que fazem o Brasil ser hoje referência em ciência, tecnologia e inovação, além de ser um dos líderes mundiais na produção de alimentos, com exportações para cerca de 170 países.
Nossa singela homenagem à Embrapa pelos 49 anos de existência. Um agradecimento especial a todos os pesquisadores que contribuíram para alavancar e desenvolver a agropecuária brasileira. Parabéns, Embrapa.