Embrapa recebe o Prêmio Transformação Digital Brasil

Plataforma AgroAPI, que oferece informações e modelos de produção gerados pela instituição, foi classificada na categoria Referência Nacional

Embrapa recebe o Prêmio Transformação Digital Brasil

Embrapa foi uma das instituições contempladas com o Prêmio Transformação Digital Brasil – Ozires Silva 2020/2022, entregue na última, durante evento em São Paulo (SP). A Plataforma AgroAPI, que oferece informações e modelos agropecuários gerados pela Embrapa, foi classificada na categoria Referência Nacional como experiência de destaque para inovação e novos modelos de negócios digitais.

Outorgado desde 2002, o prêmio organizado pelo Instituto MicroPower busca reconhecer as melhores práticas em aprendizado, desempenho e transformação digital do País. A solenidade de premiação contou com a presença do presidente da Embrapa, Celso Moretti, e da pesquisadora Silvia Massruhá, da Embrapa Agricultura Digital, que representa a Empresa no conselho consultivo do Ecossistema Brasil 6.0, iniciativa para promover a Estratégia Brasileira para Transformação Digital (E-Digital).

O evento também foi marcado por homenagens, como o título de Personalidade do Ano concedido ao ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Marcos Pontes, e Destaques do Ano para a Força Aérea Brasileira, a Secretaria de Empreendedorismo e Inovação, do MCTI, e a Secretaria de Governo Digital, do Ministério da Economia.

De 53 iniciativas inscritas no prêmio por organizações públicas e privadas, ao todo 20 foram selecionadas. Além da Embrapa, com a experiência “Inovação e sustentabilidade no nosso DNA – Plataforma AgroAPI”, foram reconhecidos projetos da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), da Tegma Gestão Logística e das prefeituras de Barueri e Santo André. Entre os classificados como Destaque Nacional estão instituições como Banco Bradesco, Caixa Econômica Federal e Embraer, e na categoria Experiência de Sucesso, a empresa Suzano e a Prefeitura Municipal de Campinas. Saiba mais aqui

Para o presidente Celso Moretti, a transformação digital é uma agenda que ganhou grande relevância no planejamento estratégico da Embrapa, tanto nos objetivos para pesquisa, desenvolvimento e inovação quanto para a gestão institucional. A Plataforma AgroAPI faz parte deste movimento de digitalização.

Pioneira no Brasil, a ferramenta foi desenvolvida pela Embrapa Agricultura Digital para disponibilizar informações e modelos agropecuários que podem ser utilizados também por outras instituições, startups e empresas na criação de software e aplicativos móveis, com redução de custo e de tempo.

“Com a AgroAPI, a Embrapa inaugurou um novo modelo de negócios com o objetivo de fomentar a agricultura digital no país e conectar a pesquisa básica às demandas do setor produtivo por meio da inovação aberta”, explica Silvia Massruhá.

A plataforma contempla, por exemplo, dados sobre cultivares e produtividade, zoneamentos agrícolas, índices vegetativos, dados genômicos e para classificação de solos, que são acessados por meio de APIs (interface de programação de aplicativos, na tradução do inglês), um conjunto de padrões e linguagens de programação que permite a comunicação entre sistemas diferentes de maneira automatizada e segura.

Entre os clientes da plataforma, estão instituições bancárias, indústrias de equipamentos agrícolas, empresas de extensão rural e startups com soluções para crédito rural, planejamento e monitoramento da produção. A AgroAPI também possibilitou o aprimoramento contínuo do aplicativo Plantio Certo, da Embrapa, criado para facilitar o acesso às informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

 

Fonte: Embrapa