Flores: conheça a produção do presente mais comum do Dia dos Namorados
Práticas sustentáveis como o uso de bioinsumos, a reutilização de resíduos e a preservação da água estão entre as técnicas utilizadas
O Dia dos Namorados, que será comemorado neste domingo, dia 12 de junho, lidera o ranking no volume de flores comercializadas no Brasil, seguido pelo Dia das Mães e o Dia das Mulheres. E por trás desse comércio impulsionado pelas datas comemorativas, há uma cadeia produtiva repleta de práticas sustentáveis.
Em uma fazenda no sul de Minas Gerais, os produtores César Negretto e Rochelle Negretto, pai e filha, fazem uso constante de bioinsumos, por exemplo. “A gente tem uma gama muito grande de produtos biológicos que estão nos ajudando muito na produção de flores. a gente conseguiu baixar consideravelmente a quantidade de produtos químicos. Estamos utilizando em torno de 60 a 70% de produtos biológicos, tanto no solo quanto na parte aérea da planta, e a gente quer, em torno de 4 a 5 anos, zerar o uso de químicos nas flores”, diz Rochelle.
A presença dos microorganismos está, inclusive, na compostagem que serve para a adubação do solo. Assim, a propriedade reutiliza 100% dos resíduos gerados.
Os recursos hídricos também são preservados ao máximo na produção. “A gente tem consciência de que cada vez mais tem que fazer um reuso da água e tem que fazer economia. A gente já usa a fertirrigação, que tem uma economia muito grande de água, mas também a gente faz uma captação de água das estufas. As estufas são protegidas por plásticos e no final tem as calhas. Essa calha tem tubos e sao canalizadas para os bolsões para contenção de água. A água, toda a água, é reservada em bolsões e bombeada para as estufas”.
Confira a reportagem completa: