Fundecitrus realiza projeto de capacitação para combater o greening
Projeto Citrus SP Sustentável leva conhecimento aos produtores para manutenção da fitossanidade dos pomares
O Greening, além de outras doenças e pragas de difícil controle que invadem as plantações de frutas cítricas, está na mira do Fundecitrus, o Fundo de Defesa da Citricultura. A entidade se uniu à Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA) para realizar o Projeto Citrus SP Sustentável, uma força tarefa com o objetivo de capacitar os agricultores na manutenção da fitossanidade dos pomares e no combate .
“O projeto visa principalmente transferir conhecimentos de novas tecnologias aos citricultores, conhecimentos gerados pelos órgãos de pesquisa, pelo Fundecitrus e por universidades”, afirmou Ivaldo Sala, engenheiro agrônomo do Fundecitrus, em participação no programa Planeta Campo.
A primeira etapa do curso foi concluída recentemente, após três meses de treinamento especializado para os técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI). Os técnicos de campo ainda vão passar por capacitações que envolvem a legislação do setor e também a parte fitotécnica com relação aos tratos culturais de calagem, adubação, controle de plantas daninhas, poda e irrigação.
Agora, na sequência, começarão os trabalhos com os citricultores. “Estão previstas aí diversas ações envolvendo os citricultores, primeiramente será feito um diagnóstico em cada uma das regiões [para identificar] quais são os principais problemas que os agricultores estão enfrentando e, em seguida, estão previstas ações de transferência de conhecimento, como visitas de orientação técnica, reuniões com citricultores de uma mesma região, buscando fornecer informação tecnológica para que ele possa aplicar na sua propriedade (…) e enfrentar os os principais problemas daquela determinada região”, disse Ivaldo.
O engenheiro agrônomo também falou sobre os desafios enfrentados pelos produtores de frutas cítricas. “Hoje a citricultura enfrenta um grande problema, um grave problema, que é o greening, que é a pior doença de citros do mundo. O fundecitrus realizou em 2021 um levantamento dessa doença e descobriu que 22,37% das plantas de laranja do estado de São Paulo e sudoeste mineiro, ou seja, do cinturão citrícola, está com sintomas dessa doença, o que significa dizer que ao redor de 43 milhões de plantas estão com a doença. E esse projeto visa muito a transferência de tecnologia, de conhecimento aos citricultores para controlar as principais pragas e doenças do citros”, informou Sala.
A intenção do Projeto Citrus SP é que o conhecimento chegue rapidamente aos produtores para que eles consigam enfrentar os problemas com precisão e agilidade. “Os desafios para produzir citros são grandes, daí a necessidade de unir forças para que todo conhecimento possa ser implementado e a produção de citros possa permanecer de forma sustentável no estado de São Paulo”, concluiu Ivaldo Sala.
Confira o programa Planeta Campo completo: