Governo Federal debate conectividade e proteção da Amazônia
A Spacex e o governo brasileiro devem fazer uma parceria para a utilização de mais de 3 mil satélites para levar internet para a Amazôni
O Governo Federal promoveu, na última nesta sexta-feira (20/5), encontro com representantes do setor público e privado para debater a ampliação da conectividade da Amazônia e ações para reforçar a preservação da floresta. O evento, realizado no município de Porto Feliz, em São Paulo, contou com a presença do empresário americano Elon Musk, fundador das empresas de desenvolvimento de satélites, Starlink, e da fabricante de sistemas aeroespaciais, SpaceX.
Musk anunciou que irá conectar 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais de todo o Brasil e apoiar o governo brasileiro a monitorar a floresta amazônica com uso de tecnologia avançada para mitigar o desmatamento e incêndios ilegais.
Segundo Farias, a tecnologia é muito minuciosa, capaz de detectar barulhos emitidos na Terra que reverberam no espaço. Ainda segundo o Ministro, o governo brasileiro quer ter acesso às informações dos satélites para agir no monitoramento da Floresta.
Bolsonaro disse que, com a tecnologia, é possível detectar cada foco de calor, os espaçamento e saber de quem é o CPF daquela área. “Você resolve a questão do desmatamento e queimadas no Brasil todo. então é um casamento perfeito”, afirmou.
A Spacex e o governo brasileiro devem fazer uma parceria para a utilização de mais de 3 mil satélites para levar internet para a Amazônia. Fabio Faria destacou ainda que os detalhes técnicos e investimentos serão discutidos em um novo momento, entre os representantes públicos e privados envolvidos.