“Desmatamento não é feito pelo agricultor”, diz Geraldo Alckmin
Vice-presidente eleito do Brasil falou sobre segurança jurídica, propriedade privada e questão indígena no 2º Fórum Planeta Campo
O vice-presidente eleito do Brasil, Geraldo Alckmin, participou na tarde de hoje (8/12) do 2º Fórum Planeta Campo, promovido pelo Canal Rural em São Paulo (SP).
O ex-governador foi questionado sobre a atuação do próximo governo com relação a temas importantes para o setor agropecuário, como a segurança jurídica, propriedade privada e a questão indígena.
De acordo com Alckmin, neste momento o governo está fazendo a transição para garantir a continuidade do que está sendo realizado e melhorar o que for possível, além de impulsionar a produtividade da agropecuária e agroindústria.
“Nós queremos avançar com o seguro rural, crédito agrícola pelo plano safra. É preciso reduzir o custo de capital e reforçar a logística e infraestrutura.”
O ex-governador de São Paulo comentou a atuação internacional do Brasil. “Precisamos de atitudes ativas, firmar acordos internacionais, buscar e diversificar mercado. Destaco o Acordo do Mercosul e com a União Europeia. O diálogo é muito importante.”
Insumos Agrícolas
Sobre insumos agrícolas, Alckmin reforçou oportunidades brasileiras e criticou a burocracia. “Questões pontuais como fertilizantes, precisamos ter precaução, mas acho que é preciso mais independência nessa questão e isso pode ser uma oportunidade. Defensivo é importante para a agricultura tropical. É preciso velocidade na avaliação de novas moléculas e produtos para que não comprometa a saúde humana e, por outro lado, não tenha burocracia. É possível ser sustentável, ser produtivo e ser seguro para a saúde”, avalia.
Sustentabilidade e produção
Na questão da sustentabilidade, Alckmin disse que o produtor rural pode ser um aliado no combate às mudanças climáticas. “O desmatamento não é feito pelo agricultor”, pontuou.
“É importante monetizar e avançar em créditos de carbono e atrair investimentos, com segurança jurídica podemos atrair investimentos na agropecuária e agroindústria”, comenta Geraldo Alckmin.
Segurança jurídica, propriedade privada e questão indígena
Alguns representantes do agronegócio fizeram perguntas ao vice-presidente eleito. Entre eles, Teka Vendramini, presidente da SRB (Sociedade Rural Brasileira), questionou sobre a questão da segurança jurídica, o direito à propriedade privada e a questão indígena.
“A segurança jurídica é um compromisso absoluto do governo eleito, pois ela está prevista na constituição brasileira. A questão indígena é regulada por lei, assim como a questão do código florestal. Mas podemos assegurar que o dialogo será permanente. quem ouve mais, erra menos, acerta mais”, respondeu Alckmin.