O protagonismo da agricultura familiar na produção do cacau
Pequenos produtores, com propriedades de 5 a 10 hectares, são responsáveis por 90% da produção do fruto no Brasil
Nesta semana o Planeta Campo começou a exibir a série Cacau: de Ponta a Ponta. A produção vai mostrar a realidade da cadeia produtiva do cacau de dentro da porteira até a indústria do chocolate.
No primeiro episódio contamos um pouco da história da produção do fruto no Brasil e mostramos como a agricultura familiar é responsável por, pelo menos, 90% do cultivo nacional.
História da produção do cacau
A referência mais antiga sobre o cultivo de cacau em território brasileiro data de 1655. A produção começou no Pará, mas foi no sul da Bahia que se adaptou bem.
A introdução dos cacaueiros na região de Ilhéus no século 18 motivou o ciclo em terras baianas, compondo páginas da história econômica e social do Brasil.
Mas um fungo trouxe reticências a essa história. A chamada vassoura-de-bruxa apareceu na região de Ilhéus e Itabuna há 30 anos e se alastrou afetando os cacaueiros. O impacto na produção brasileira foi de 80% de perdas na época.
Agricultura familiar na produção de cacau
Três décadas depois da quebra, a cadeia do cacau se une e se rearticula para marcar uma retomada jamais vista. a iniciativa conta com parceria público-privada para fomentar a sustentabilidade, com foco no produtor de cacau.
“Estamos agora trabalhando para destravar os gargalos da cadeia que são muitos, mas as oportunidades também são gigantes. Então a gente trabalha sempre no coletivo na construção desse ambiente melhor, de confiança, de parceria, fortalecendo as parcerias com a cadeia, estimulando novos atores a virem, porque é uma cadeia que tem muito potencial, mas que estava num processo de muito conflito antes. Mas felizmente o ambiente melhorou muito e é uma cadeia que hoje dialoga, que constrói junto e que participa de muitas iniciativas que estão em curso pra gente realmente transformar essa cadeia”, explica Pedro Ronca, coordenador da CocoaAction.
As regiões Norte e Nordeste, especialmente nos estados da Bahia e do Pará são as responsáveis pela maior parte da produção cacaueira. Em seguida, aparecem os estados do Espírito Santo e Rondônia.
Segundo o Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 93 mil produtores de cacau no brasil, sendo a maioria de agricultura familiar, com tamanhos médios de propriedades entre 5 a 10 hectares.