Pantanal: entenda a maior planície inundável do mundo
Bioma é o mais preservado do país e mantém cerca de 84% de sua paisagem original
O Pantanal fica no centro da América do Sul e cobre uma extensão territorial de 250 mil km², sendo que 60% dessa área fica no Brasil. O restante do bioma está dividido entre a Bolívia e o Paraguai.
Em terras brasileiras, o bioma representa apenas 2% do território nacional e está localizado em uma depressão a oeste dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Por que o Pantanal inunda?
O bioma Pantanal abriga a maior planície inundável do mundo e também uma beleza exuberante. Mas por que isso acontece? Entre os meses de outubro e março, as chuvas no Pantanal podem chegar a mais de 1.000 mm e como o relevo é uma grande planície, os rios não conseguem escoar o excesso de água e acabam transbordando.
Já no final do período de chuva, a água em excesso é absorvida pela terra ou evaporada. A consequência desse processo é a alta fertilidade do solo graças aos nutrientes transportados pelos rios até a planície.
Preservação e biodiversidade do Pantanal
O Pantanal é o bioma mais preservado do país. Ele mantém cerca de 84% da sua paisagem original. O alto índice de preservação contribui para a conservação de diversas plantas e animais bem característicos da região, inclusive espécies ameaçadas de extinção.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o Pantanal abriga:
- 463 espécies de aves e 132 espécies de mamíferos
- 263 espécies de peixes
- 41 espécies de anfíbios
- 113 espécies de répteis