Patrocínios publicitários ligados a combustíveis fósseis e carros poluentes podem ser proibidos na Europa
Em alguns países, o debate já começou. Mais de vinte ONGs e associações estão envolvidas.
Mais de vinte ONGs e associações europeias deram início, nesta segunda-feira (4/10), a uma campanha para recolher assinaturas contra a publicidade de combustíveis fósseis e veículos poluentes na União Europeia. “É hora de promulgar uma lei contra a indústria de combustíveis fósseis para proteger a saúde do planeta e nosso futuro”, defendem os participantes, que precisam coletar um milhão de assinaturas em um ano para tentar fazer com que a iniciativa avance.
Em alguns países, o debate já começou. Tatiana Nuño, do Greenpeace, uma das associações promotoras da campanha, explicou ao El País que a lei climática francesa já trata da questão dos patrocínios. E algumas cidades como Helsinque, Bristol e Amsterdã têm publicidade limitada para combustíveis fósseis e produtos relacionados, acrescenta ela. Também há instituições culturais e veículos de imprensa que rejeitam patrocínios: o caso mais conhecido é o do jornal britânico The Guardian.
A iniciativa pede que a Comissão Europeia “proíba a publicidade de combustíveis fósseis e serviços por meio de um ato legislativo”. Propõe ainda que seja eliminada “a publicidade de qualquer empresa que opere no mercado de combustíveis fósseis, nomeadamente no domínio da extração, refinação, abastecimento, distribuição ou comercialização de combustíveis fósseis”.