Programa Soja Sustentável do Cerrado anuncia startups selecionadas
O “Programa Soja Sustentável do Cerrado selecionou cinco agtechs para seu 3º ciclo que tem o lema “fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento”. Entre 54 startups inscritas, o comitê incluiu no programa as agtechs Adapta, Busca Terra, Connect Farm, Green Bug e Maneje Bem, que oferecem soluções de regeneração […]
O “Programa Soja Sustentável do Cerrado selecionou cinco agtechs para seu 3º ciclo que tem o lema “fomentando o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento”.
Entre 54 startups inscritas, o comitê incluiu no programa as agtechs Adapta, Busca Terra, Connect Farm, Green Bug e Maneje Bem, que oferecem soluções de regeneração florestal, mercado de carbono, mitigação de impacto, conformidade e monitoramento ambiental.
As empresas somam-se às dez integrantes do 1º e 2º ciclos para compor um portfólio integrado em favor de uma cadeia de suprimentos da soja sustentável, livre de desmatamento e de conversão da vegetação nativa.
Resultado da parceria entre o Land Innovation Fund e AgTech Garage, com apoio estratégico da EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial –, o programa conta com recurso inicial de cerca de R$2,2 milhões para apoio às startups.
No 3º ciclo do programa, foram priorizadas soluções que geram valor à conservação da vegetação nativa em propriedades rurais na região do Cerrado.
Onze finalistas apresentaram suas soluções para um comitê formado pelo time AgTech Garage e empresas parceiras do programa – Land Innovation Fund, Embrapii, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e Cargill.
Os ganhadores foram escolhidos a partir de critérios como inovação, maturidade e modelo de negócio, perfil da equipe, impacto ambiental e viabilidades técnica e econômica.
Também foi levado em consideração o potencial de intercâmbio e complementariedade entre os projetos para enfrentar alguns dos maiores desafios da agenda internacional de combate ao desmatamento e mitigação das mudanças climáticas.
“Estamos felizes com a qualidade das startups selecionadas para este ciclo do programa. Acreditamos que as finalistas podem contribuir para gerar valor à floresta em pé, estimular a criação de ações e mecanismos financeiros favoráveis à conservação ambiental”, afirma José Tomé, co-founder e CEO do AgTech Garage.
A Adapta é focada em agricultura regenerativa com um plano de viabilidade, treinamento, monitoramento e quantificação de benefício financeiro (tokenização).
A Busca Terra oferece uma ferramenta de gestão e análise integrada de dados e de pagamento por serviços ambientais. A Connect Farm disponibiliza uma plataforma de inteligência de dados para monitoramento de áreas de vegetação, pastagens e cultivo.
Já a GreenBug apresenta um dispositivo IoT para detecção e classificação do som das florestas, com análise geoestatística e orientação para gestores rurais. Por sua vez, a Maneje Bem conta com o aplicativo de monitoramento ambiental, uso do solo e recursos hídricos com assistência técnica acessível aos produtores e gestão de dados ambientais.