Robô promete combater pragas na lavoura enquanto você dorme
O robô utiliza comprimentos de ondas de luz específicos para atrair os insetos e os elimina por meio de eletrochoques
Ao aparecer uma praga na sua produção o que você costuma fazer? Geralmente, o que se usa são insumos e defensivos agrícolas para o combate dessas pragas. Contudo, com as novidades do mercado uma técnica bem diferente apareceu como solução sustentável para se livrar dos problemas na lavoura.
Durante a Agrishow 2023, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, a empresa Solinftec apresentou o Solix Hunter, um robô que utiliza técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) para caçar e eliminar pragas durante a noite.
O robô utiliza comprimentos de ondas de luz específicos para atrair os insetos e os elimina por meio de eletrochoques, sem oferecer risco aos polinizadores e insetos benéficos de comportamento diurno. O objetivo é combater as pragas antes que elas cheguem à etapa de oviposição, enquanto o produtor rural dorme.
“Basicamente o robô atrai o inseto para ele através da luz. Não prejudica sua plantação com nenhum tipo de químico o que favorece uma produção mais sustentável”, ressalta Bruno Pavão, líder de operações robóticas da empresa.
De acordo com a Solinftec, o Solix Hunter é capaz de controlar as pragas como lepidópteros (mariposas), coleópteros (besouros, como o bicudo), ortópteros (gafanhotos e paquinhas), hemípteras (mosca-branca e cigarrinha-do-milho) e dípteras (moscas e pernilongos).
Cada robô pode percorrer as áreas de interesse e monitorar toda a área durante o dia. A empresa também planeja incorporar sensores e dispositivos em uma única plataforma para formar soluções para diferentes missões no campo, utilizando ainda sua inteligência artificial, a Alice AI.
O líder da área robótica, ainda destacou que essa plataforma será semelhante às soluções base da Solinftec, que agregam diversas funcionalidades em um mesmo hardware.
Por Flávia Macedo e Guilherme Nannini