São Paulo celebra o Dia Nacional do Campo Limpo com atividades sustentáveis em 14 cidades
Evento celebra 20 anos do Dia Nacional do Campo Limpo com ações em todo o Brasil, destacando o compromisso do setor agropecuário com a sustentabilidade e a destinação correta de embalagens de defensivos agrícolas.
São Paulo se une à celebração do 20º Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), mobilizando agricultores, revendedores, cooperativas, indústrias e o poder público em um esforço conjunto para promover a preservação ambiental. Em 2024, o tema “Comemorando juntos as conquistas de todos” destaca o sucesso do Sistema Campo Limpo, programa de logística reversa que já destinou corretamente mais de 754 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.
Com atividades programadas em 14 cidades do estado, incluindo Araçatuba, Araraquara e Piracicaba, o evento visa conscientizar a população sobre a importância da destinação correta dessas embalagens. Além das ações em São Paulo, mais de 100 cidades em todo o Brasil participarão da semana comemorativa entre 12 e 16 de agosto, promovendo visitas a centrais de recebimento, palestras educativas em escolas e homenagens aos agricultores.
O DNCL, realizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), celebra também a redução de 1,05 milhão de toneladas de CO2e desde 2002, consolidando o Brasil como líder global na reciclagem de embalagens de defensivos agrícolas. Segundo Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, o Instituto atua como um verdadeiro pilar de ESG no agronegócio brasileiro, fortalecendo o compromisso do setor com práticas sustentáveis.
Uma das novidades deste ano é a parceria com a Green Eletron, que permitirá o descarte correto de eletroeletrônicos em regiões como Campo Grande (MS) e Piracicaba (SP), ampliando o impacto positivo das ações do DNCL para além do setor agropecuário.
O coordenador regional de operações do inpEV, Weider Santana, destaca a importância de envolver a comunidade nessas ações: “As atividades realizadas representam uma oportunidade para ampliar a conscientização e a participação de todos no nosso programa, auxiliando no cuidado com o meio ambiente e na manutenção do campo limpo.”