SERVIR-Amazônia: tecnologia da NASA traz sustentabilidade para a floresta

Descubra como este programa colaborativo está capacitando comunidades, incorporando a ciência da geoinformação e apoiando a tomada de decisões sustentáveis na Amazônia, maior floresta tropical do mundo

O SERVIR-Amazônia é uma parte do SERVIR Global, uma iniciativa conjunta da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Desde 2005, o SERVIR tem trabalhado com vários países para promover o uso de informações fornecidas por satélites de observação da Terra e tecnologias geoespaciais.

Amazônia protegida

Floresta, Amazonia, Mudanças Climáticas, Brasil, Cúpula

Foto: Tv Brasil

Liderado pela Aliança Internacional da Biodiversidade e pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), o SERVIR-Amazônia é o mais novo de cinco centros regionais do SERVIR.

Este programa de cinco anos, de 2019 a 2023, reúne especialistas em desenvolvimento de todo o mundo para trabalhar em tópicos relacionados ao envolvimento da comunidade, ciência geoespacial, sensoriamento remoto, clima e ciência dos sistemas terrestres.

O objetivo é ajudar os países da Bacia Amazônica a tomar decisões informadas e incorporar as vozes das mulheres, povos indígenas e comunidades em suas escolhas.

Parceiros chave

Os parceiros do Centro SERVIR-Amazônia incluem organizações como o Grupo de Informática Espacial (SIG) dos Estados Unidos, Conservación Amazónica (ACCA) no Peru, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA) no Brasil, e a Fundación EcoCiencia no Equador. Além disso, o Centro colabora estreitamente com o Instituto Internacional de Pesquisa sobre Clima e Sociedade da Universidade de Columbia (IRI) dos Estados Unidos.

O programa SERVIR-Amazônia conduzirá atividades no Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Suriname e Guiana.

A Aliança Internacional da Biodiversidade e o CIAT são organizações que fornecem soluções baseadas em pesquisas para melhorar a biodiversidade agrícola e transformar sistemas alimentares de maneira sustentável.

Essas soluções abordam questões globais, como desnutrição, mudanças climáticas, perda de biodiversidade e degradação ambiental. Ambas fazem parte da CGIAR, uma parceria global de pesquisa focada na segurança alimentar.

Áreas temáticas de atuação

O SERVIR-Amazônia trabalha em quatro áreas temáticas:

  1. Seca e Risco de Incêndio
  2. Recursos Hídricos e Desastres Relacionados à Água
  3. Tempo e Clima
  4. Cobertura da Terra, Mudança no Uso do Solo e Ecossistemas

Objetivos para um futuro sustentável

Os objetivos do programa estão alinhados com a Visão da Amazônia da USAID, que inclui a redução das emissões terrestres de gases de efeito estufa, melhoria na gestão de áreas protegidas e de conservação, e garantia dos direitos, recursos e saúde das comunidades que dependem das florestas, incluindo comunidades indígenas.

Tomada de decisão sustentável

Os serviços fornecidos pelo SERVIR são orientados pelo usuário e baseados em necessidades, desenvolvidos coletivamente para melhorar a tomada de decisões ambientais. Isso é alcançado por meio de uma abordagem de “concepção e prestação de serviços”, que envolve equipes dinâmicas compostas por partes interessadas regionais, cientistas e especialistas temáticos em todas as fases.

O SERVIR também utiliza uma Incubadora de Empresas Geoespaciais para criar modelos de negócios sustentáveis e desenvolve parcerias com universidades na região da Amazônia e nos Estados Unidos para promover o uso de informações geoespaciais. Além disso, o programa apoia pesquisas científicas que ajudam a desenvolver aplicativos científicos para promover o desenvolvimento internacional.

O SERVIR-Amazônia é uma iniciativa importante que aproveita a tecnologia e a ciência para promover a sustentabilidade na região da Amazônia e enfrentar desafios ambientais globais.