Sustentabilidade no café: conexão da agricultura regenerativa e a cidade
Cecília Seravalli, gerente de ESG da Nestlé, discute os avanços da empresa em práticas sustentáveis para o café, desde a agricultura regenerativa até o impacto social com o programa Fazedores de Café.
A crescente preocupação com a sustentabilidade no agronegócio tem levado empresas de diversos setores a adotar práticas mais responsáveis. No caso da Nestlé, maior compradora de café do Brasil, a sustentabilidade está no centro de sua operação e planejamento estratégico, como explica Cecília Seravalli, gerente de ESG da companhia, em entrevista ao Planeta Campo Talks.
A Nestlé tem metas audaciosas de redução de emissões de gases de efeito estufa, incluindo a neutralização de suas emissões até 2050, com etapas intermediárias que preveem uma redução de 20% até 2025 e de 50% até 2030. “Nosso desafio é mudar a forma como fazemos negócios, adotando uma abordagem de agricultura regenerativa que considera o solo como ativo vital”, comenta Seravalli. Esse novo enfoque na agricultura visa reduzir a dependência de insumos químicos, retendo carbono e melhorando a qualidade e resiliência do solo.
Um exemplo prático dessa inovação é a variedade de café Star4, desenvolvida para resistir a pragas e otimizar a produtividade com menor impacto ambiental. Após uma década de pesquisa, a Star4 já está em fase de expansão para culturas maiores, oferecendo ao cafeicultor brasileiro uma opção mais rentável e sustentável.
Além do cultivo, a Nestlé lidera ações de reflorestamento com um compromisso global de plantar 200 milhões de árvores em 30 anos. No Brasil, essa meta se traduz em 7,5 milhões de árvores plantadas em parceria com o Instituto Espinhaço e a SOS Mata Atlântica, contribuindo para a recuperação de biomas ameaçados e absorção de carbono.
No âmbito social, o programa Fazedores de Café, fruto de parceria com a cafeteria Sofá Café, capacita jovens de comunidades rurais e urbanas em técnicas de barismo e práticas agrícolas sustentáveis, promovendo a sucessão familiar e incentivando o empreendedorismo. “É uma forma de mostrar aos jovens o valor da agricultura, proporcionando uma carreira que alia tradição e inovação”, destaca Seravalli.
A iniciativa Cultivado com Respeito, braço do programa Nescafé Plan, abrange 1.500 fazendas de café no Brasil, 100% certificadas e rastreáveis, englobando práticas de sustentabilidade e agricultura regenerativa. “Estamos comprometidos com o apoio aos cafeicultores e com o fortalecimento das comunidades rurais, promovendo capacitação e práticas que garantem uma produção de café mais responsável e alinhada aos desafios climáticos”, conclui Cecília Seravalli.
Essas ações refletem o compromisso da Nestlé com uma cadeia produtiva de café mais sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, demonstrando que inovação e responsabilidade são as chaves para um futuro mais resiliente para o café brasileiro.