Fórum Planeta Campo inicia com reflexões sobre sustentabilidade e reputação do agronegócio brasileiro

Abertura do evento foi marcada pela necessidade de comunicação mais eficiente e valorização da produção

Fórum Planeta Campo inicia com reflexões sobre sustentabilidade e reputação do agronegócio brasileiro

A quarta edição do Fórum Planeta Campo, do Canal Rural, realizado no Jockey Club de São Paulo (SP), teve início nesta quarta-feira (30/10). Com o tema “Extremos climáticos e o agronegócio: desafios e oportunidades”, o evento reúne lideranças do setor para discutir soluções capazes de aumentar, com sustentabilidade, a resiliência das lavouras e da pecuária frente a secas, incêndios e enchentes que afetaram a produção rural ao longo deste ano. 

O evento também foi palco do Terceiro Prêmio Planeta Campo. As propriedades vencedoras se destacam por suas práticas sustentáveis ao longo do ano. Outra novidade do Fórum deste ano foi a equidade de gênero entre os palestrantes: no total, a edição teve 30% de representantes femininas na programação, conforme destacado pela diretora do Canal Rural, Jaqueline Silva, durante a cerimônia de abertura.

Agilidade e comunicação para mitigar problemas marca abertura 

Os recentes eventos climáticos extremos acenderam um alerta em todo o mundo sobre a necessidade de rapidez para debater e amenizar riscos na agricultura. Um dos caminhos essenciais para isso é a comunicação, tanto para potencializar a reputação do agronegócio brasileiro, quanto para organizar ações do setor. Foi o que destacou o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Guilherme Piai. “Precisamos mostrar a verdade sobre o agronegócio aqui dentro. Precisamos alinhar nosso discurso e depois vender para o mundo”. 

Piai ressaltou as ações do governo estadual em prol do agronegócio. O secretário adiantou dois novos programas no estado de São Paulo que serão lançados nos próximos meses. Um deles é o Integra Pontal, em parceria com a Rede ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), que tem como objetivo promover pesquisas e capacitações que se aprofundem nos estudos dos solos na região do Pontal do Paranapanema para estudar a capacidade da área e acompanhar o seu potencial produtivo. 

Outra iniciativa é o Museu Planeta Agro, que visa “mostrar pras crianças das escolas das redes públicas e privadas como é o agro brasileiro e de São Paulo, levando as crianças para terem uma experiência real do agronegócio”, afirmou Piai. 

O presidente do Canal Rural, Júlio Cargnino, também ressaltou a comunicação como fator fundamental na transformação da agricultura. “Chegamos num momento crítico e precisamos acelerar processos. Ou assumimos que somos o grande motor que vai erradicar a fome do planeta ou ficaremos sofrendo e sendo atacados nesse ambiente”, pontuou. 

Para o diretor de Sustentabilidade da SLC Agrícola, Álvaro Dilli, a sustentabilidade é um tema “cruzado” mas estratégico para a agricultura, e deve ser levado cada vez mais para dentro da porteira. “Não podemos esperar 70 anos para resolver esses problemas. Precisamos aproveitar essas oportunidades, como o Fórum Planeta Campo. O planeta é um só”, ressaltou. 

Sustentabilidade do Brasil para o mundo 

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Rogério Castro, CEO da UPL Brasil

A necessidade de reforçar a imagem do agronegócio brasileiro como potência verde para o mundo é urgente, conforme reforçaram os demais painelistas da cerimônia de abertura. Para o CEO da UPL Brasil, Rogério Castro, é preciso defender o produtor agrícola e sua resiliência frente a cenários desafiadores. “Não somente valorizar e reconhecer essa resiliência, mas também recompensá-la”, afirmou.

Já Tirso Meirelles, presidente do sistema FAESP/SENAR-SP, destacou o número de 66% de área preservada no Brasil, o que é superior a muitos países produtores no mundo, e reafirmou a necessidade de divulgar dados como esses para fora do país. “Precisamos correr para mostrar pro mundo esse trabalho maravilhoso com certificação, rastreabilidade e sustentabilidade”, disse. 

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Marcela Rocha, diretora executiva de Assuntos Corporativos da JBS

É a promoção do “bom agro” que vai levar a imagem do Brasil para fora a outros patamares, explicou Marcela Rocha, diretora executiva de Assuntos Corporativos da JBS. Para a diretora, é fundamental para o agro brasileiro não ser “refém da história dos outros”, mas sim, protagonizar a própria história. “Diferente do que se propaga, o agro não é o causador das mudanças climáticas. Ele é uma ferramenta importante no combate às mudanças. Muito se fala em promover o agro brasileiro, mas está na hora de celebrarmos”, pontuou. 

A quarta edição do Fórum Planeta Campo é uma realização do Canal Rural, com o patrocínio master da JBS e UPL, além do patrocínio da Campo Forte e Cooxupé, e o apoio da FAESP/SENAR-SP. O projeto tem apoio da SLC Agrícola e Infinity, além do apoio institucional da Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável (MBPS).