Tereza Cristina pede aos estados engajamento no Plano ABC+

Ministra pediu ajuda aos estados para que a implementação aconteça de forma mais rápida.

Environment day concept. hands holding tree and earth globe over green nature background. Elements of this image furnished by NASA
Environment day concept. hands holding tree and earth globe over green nature background. Elements of this image furnished by NASA

 Através de uma videoconferência com os representantes dos Estados brasileiros, a ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pediu apoio aos secretários estaduais de agricultura para a implantação das técnicas previstas no Plano Setorial de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, chamado de ABC+

“Estamos falando com quem terá o comando nos estados para fazer que essa política seja muito bem sucedida e que possa trazer frutos para seus estados, para o Brasil e para o mundo”, afirmou, colocando o Mapa a disposição.

Metas

Entre as metas do ABC+ até 2030 estão a adoção de tecnologias sustentáveis em mais de 72 milhões de hectares de áreas degradadas e a mitigação de 1,1 bilhão de toneladas de CO² equivalente, superando o recorde alcançado pela fase anterior do plano ABC.

Tereza Cristina lembrou que o mundo todo tem essa preocupação com as mudanças climáticas e com a agricultura sustentável. “A agricultura tem que ser parte da solução e não um problema para esse tema das emissões. Temos muita tecnologia embarcada para fazer com que a nossa agricultura, principalmente a brasileira, seja cada vez mais sustentável”, lembrando que o tema será debatido durante a COP 26, em Glasgow. 

No encontro, a coordenadora-geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Sustentável do Mapa, Fabiana Villa Alves, apresentou as principais metas e tecnologias previstas no ABC+ e ressaltou que, apesar de ambiciosas, as metas são factíveis. “Precisamos da ajuda dos estados para a implementação do Plano de acordo com os biomas locais”, disse. 

O presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e secretário da Paraíba, Efraim Morais, disse que é responsabilidade de todos os estados colaborar na implantação do ABC+. “Esse assunto será pauta constante das reuniões do Conselho. Nós temos consciência da importância das ações que estão incorporadas ao Plano para a sustentabilidade do agronegócio  brasileiro”.

Com informações do Mapa