INICIATIVA

UPL Brasil lança Pacto do Agro Sustentável com foco na COP30

Iniciativa envolve cinco cooperativas e vai gerar inventários de carbono e relatórios de sustentabilidade de mil propriedades rurais

UPL Brasil lança Pacto do Agro Sustentável com foco na COP30

Durante o evento Planeta Campo Talks, em março, a UPL Brasil anunciou o lançamento do Pacto do Agro Sustentável, uma iniciativa alinhada com os objetivos da COP30, Conferência do Clima da ONU que será realizada na capital paraense em 2025. 

O programa reúne cinco cooperativas brasileiras e tem como objetivo estruturar inventários de carbono e relatórios de sustentabilidade em propriedades rurais.

A proposta é dar mais transparência às práticas agrícolas sustentáveis no Brasil, valorizando o trabalho dos produtores que já aplicam boas práticas no campo, mas que muitas vezes não têm como comprovar seus esforços por falta de dados mensuráveis. 

Com o apoio da UPL, os produtores dessas cooperativas receberão suporte técnico para transformar suas ações em indicadores concretos.

“A gente vai levar mil exemplos de agricultores dessas cinco cooperativas, com cerca de 200 propriedades em cada uma. Vamos transformar isso em uma demonstração de que essas propriedades são sustentáveis”, afirma Rogério Castro, CEO da UPL Brasil. 

Segundo ele, a empresa vai ajudar na criação de inventários de carbono e no desenvolvimento de um relatório de sustentabilidade simplificado para cada propriedade participante.

Os resultados do programa serão apresentados oficialmente na COP30, como uma vitrine do potencial do agro brasileiro de liderar a transição para uma agricultura mais sustentável, com base em dados reais e comprovados.

Diagnóstico ambiental e valorização da produção

O primeiro passo para implementar o Pacto Agro Sustentável é a realização de um diagnóstico detalhado em campo, mapeando as emissões de carbono e outros gases de efeito estufa na atividade agrícola. A partir desse levantamento, cada propriedade terá um panorama claro de seu impacto ambiental e receberá orientações para mitigá-lo.

Esse processo vai gerar um relatório de sustentabilidade individual, com informações úteis para o próprio produtor, além de fortalecer a imagem do agronegócio nacional perante o mercado e a sociedade.

Com atuação em mais de 130 países, a UPL é uma das líderes globais em soluções agrícolas sustentáveis. No Brasil, além do Pacto Agro Sustentável, a empresa apoia projetos estratégicos como o Programa Soja Baixo Carbono, desenvolvido pela Embrapa, que oferece diretrizes técnicas para reduzir a pegada de carbono da cadeia da soja.

“Somos uma das sete empresas que financiam esse programa da Embrapa. Queremos construir uma agenda com base científica para que a soja do Brasil seja reconhecida como carbono negativa”, diz o executivo. Segundo ele, a iniciativa é fundamental para consolidar a liderança brasileira em práticas agrícolas sustentáveis no cenário internacional.

Assista a reportagem completa!