AGROBALSAS 2024: inovação e produtividade para a agricultura familiar

Durante Workshop da Agricultura familiar produtores conheceram novas cultivares de macaxeira com produtividade de 200%

AGROBALSAS 2024: inovação e produtividade para a agricultura familiar

Durante a 20ª edição do Agrobalsas 2024, maior evento de Agronegócio do estado do Maranhão, acontece o 2º workshop da Agricultura familiar, realizado com o intuito de promover o desenvolvimento e a diversificação das atividades no campo.

Novidades e tecnologias foram apresentadas com o objetivo de impulsionar a produção e a renda das famílias rurais. Um dos destaques do evento foram as novas variedades de feijão caupi, apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Rui Alberto Gomes Junior. “Essas novas cultivares são materiais melhorados para ter alta qualidade de grãos; Isso é bom para o produtor e para o consumidor, além da questão da mecanização. Aqui é uma região de soja. Essa nova variedade tem uma arquitetura adaptada a essa mecanização”, explicou.

 

Além das inovações no cultivo de feijão, foram discutidos também novos materiais de mandioca, com o objetivo de diversificar a produção e agregar valor à atividade agrícola, com foco na agricultura familiar. 

Benedito Dutra, maniveiro, falou sobre a cultivar BRF formosa, recomendada para o sul da Bahia mas que teve excelente produtividade no Maranhão. “A média de produtividade do Maranhão incremento de 200% da produtividade aqui no Estado”. 

O workshop abordou a importância do manejo e conservação do solo, especialmente em sistemas de produção diversificados. Nilvania Aparecida Mello, professora da Universidade Federal do Paraná, ressaltou a necessidade de adotar práticas sustentáveis para garantir a saúde do solo e a produtividade a longo prazo. “O uso de técnicas como o plantio direto, a rotação de culturas e a cobertura vegetal contribuem para a conservação do solo, redução da erosão e aumento da fertilidade, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a produção agrícola”, explicou.

Visitas escolares

Além da agricultura familiar, as futuras gerações participaram. O Moisés tem 16 anos e quer ser técnico agropecuário. Para ele, o agro mudou o cenário de Balsas, cidade  do Maranhão que faz parte dos seis municípios que juntos têm a metade do pib do estado. “O agro é pop, é vida. Ele é tudo. Como a frase que é o tema da feira, o milagre do cerrado.  Para a gente é um verdadeiro milagre mesmo. Com a chegada dos gaúchos, os solos se tornaram mais fértil para o plantio”, comentou.

O estudante  e mais outros 69 alunos do primeiro ano do Centro de Ensino Didácio Santos visitaram as estações  desenvolvidas pela Fapcen. A professora da  apóia a ação porque estimula uma visão positiva do setor produtivo e coloca em prática o que é aprendido dentro da escola. “Nós sabemos da importância do agronegócio para a economia do país e para a região. Esse momento de feira é muito esperado pelos alunos. Eles aguardam esse momento para ter essa vivência prática na aqui”, completou

A 20a edição do Agrobalsas segue até o próximo dia 18 de maio em Balsas no Maranhão e é o maior evento de agronegócio do estado. A programação do evento conta com vários painéis técnicos, vitrines tecnológicas e exposição de equipamentos.