‘Pecuária brasileira hoje é a mais sustentável do mundo’, diz Maurício Velloso
No Planeta Campo Entrevista desta quarta-feira, o programa recebeu o presidente da Assocon que falou um pouco sobre os desafios da pecuária na questão da sustentabilidade
O mercado vem cada vez mais priorizando a carne de animais jovens e bem acabados e sendo produzida de acordo com os princípios da sustentabilidade social, econômica e ambiental. Esses aspectos vem evoluindo cada vez mais na pecuária brasileira. Porém ainda há muitos avanços a serem feitos principalmente com questões como a recuperação de pastagens e a intensificação da produção.
Sobre o assunto, o Planeta Campo Entrevista recebeu o engenheiro agrônomo, pecuarista e presidente da Associação Nacional da Pecuária Intensiva (ASSOCON), Maurício Velloso.
Avanços e desafios
De acordo com Velloso, o Brasil vem evoluindo de forma extraordinária na questão da sustentabilidade dentro do setor.
“A Integração-Lavoura-Pecuária tem ajudado muito nessa questão da sustentabilidade através da otimização de recursos. Os solos tem mostrado maior fertilidade e emitido muito menos carbono. Hoje em dia a pecuária não é mais carbono zero e sim mostra já um superávit dessa questão”, diz Velloso.
Apesar dos avanços, o Brasil ainda tem questões a serem melhoradas como a forma de colher as pastagens e a melhora da avaliação do gado feito de forma individual.
“O país precisa trocar da pecuária de precisão para a de decisão. Esse tipo de manejo permite que, quando tudo feito da maneira correta, dentro da comercialização de insumos você possa economizar muito mais. Questão de gestão. O pecuarista precisa comprar e vender não porque precisa, mas sim porque é o melhor momento para tal.” destaca.
O pecuarista finaliza dizendo que apesar dos desafios, a pecuária brasileira é a mais sustentável do mundo e vem buscando solução para os problemas enfrentados com muita seriedade.