Boi na linha: conheça plataforma que visa garantir carne de boa procedência
Plataforma desenvolvida pelo Imaflora visa dar mais transparência a cadeia produtiva da carne.
Assegurar que a proteína animal da Amazônia é livre de desmatamento e fortalecer outros compromissos ambientais e sociais é o objetivo da plataforma Boi na Linha.
Para explicar um pouco mais sobre esse portal de transparência da cadeia da carne, o Planeta Campo entrevistou Lisandro Inakake, coordenador de clima e cadeias do Imaflora, entidade que desenvolveu e é a responsável pela plataforma.
De acordo com Inakake o setor produtivo da carne já realiza monitoramento da carne da Amazônia há cerca de uma década.
“Os principais frigoríficos da Amazônia já tem. O que lançamos agora é a oferta de informações em relação as empresas que possuem o compromisso de eliminar o desmatamento, possuem monitoramento de seus fornecedores e que passam por auditoria programada anual de terceira parte”, explicou.
Na Amazônia atualmente existem cerca de 250 frigoríficos de pequeno, médio e grande porte e destes pouco mais de 100 possuem sistema de monitoramento e são comprometidos com o processo. Cerca de 50 frigoríficos passam por auditoria de terceira parte, que é uma auditoria externa feita por organizações externas independentes.
A novidade da plataforma
A novidade da plataforma é trazer bases para o varejo, para que ele possa tomar a decisão no que diz respeito a originação da carne no seu negócio.
Acessando o site através da aba chamada “transparência” poderão ser encontradas informações que são atualizadas anualmente em parceria com o Ministério Público.
“Essas informações não chegam ao nível do produtor, mas informam quem são as empresas que estão avançando nos quesitos sustentabilidade e responsabilidade. Feito isso, os interessados tem a oportunidade de olhar para as empresas – parte da cadeia de fornecimento de carne – e buscar novas informações, qualificar, entrando com o protocolo de monitoramento do varejo”, explicou.
Balanço
Os mais de 100 frigoríficos que possuem compromisso e monitoramento conseguem dar conta do fornecimento direto da carne do gado de boa origem e através do Boi na Linha os produtores já podem verificar também quais empresas estão avançando no quesito sustentabilidade.
Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a plataforma podem acessar o site: www.boinalinha.org.