‘Carne brasileira não depende do desmatamento ilegal’ diz Luiza Bruscato

Em Berlim, Bruscato ainda discutiu com representantes do Ministério da Agricultura alemão sobre as diretrizes e impactos do Pacto Verde Europeu na produção orgânica alemã e brasileira

No último mês, a Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) participou da Land & Carbon Lab’s – 2023 Summit, em Bruxelas, na Bélgica. Na ocasião, a diretora executiva da MBPS, Luiza Bruscato, integrou o painel “Breaking Barriers in Grassland Monitoring”, que discutiu o papel das pastagens nas metas climáticas globais e soluções para o monitoramento dessas áreas.

Bruscato enfatizou que a produção de carne brasileira não depende do desmatamento ilegal e que pastagens bem manejadas contribuem não só para a rentabilidade das fazendas, mas também têm o potencial de mitigar as emissões de gases de efeito estufa. Esses fatores, segundo ela, tornam o setor agropecuário brasileiro competitivo no cenário internacional, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental.

Aproveitando a oportunidade, a executiva convidou os participantes do evento a pensar sobre como a informação científica pode impactar positivamente os trabalhadores rurais e ajudá-los nos processos de transformação necessários para combater as mudanças climáticas.

Evento

Ao longo dos três dias do evento, mais de 600 participantes se reuniram para compartilhar conhecimento e debater oito macro temas, como a recuperação da paisagem local, prevenção de crimes contra o meio ambiente e melhoria da gestão de terras liderada pela comunidade.

A participação da MBPS na cúpula foi um convite do World Resources Institute (WRI) e do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (LAPIG). O evento é considerado a principal conferência global para profissionais praticantes, legisladores e inovadores que buscam utilizar dados geoespaciais para atingir as metas de clima, natureza e desenvolvimento sustentável estipuladas para a década.

Além da participação na Land & Carbon Lab’s – 2023 Summit, a MBPS também foi convidada pelo Diálogo Agropolítico Brasil-Alemanha (APD) para um intercâmbio em Berlim, no último mês. Durante a semana, a diretora executiva da entidade, Luiza Bruscato, representou a organização em uma série de diálogos sobre os impactos do Green Deal da União Europeia na agropecuária brasileira.

Intercambio-Berlim_Ministerio-Agricultura, Bruscato

Foto: MBPS

Em Berlim, Bruscato também discutiu com representantes do Ministério da Agricultura alemão sobre as diretrizes e impactos do Pacto Verde Europeu na produção orgânica alemã e na brasileira.

“Ambos os eventos reforçam o compromisso da MBPS em participar de missões internacionais para posicionar a agropecuária brasileira como aliada das questões climáticas e garantir mercado para o produto brasileiro no futuro”, finalizou.