Expozebu bate recorde de faturamento aliada à sustentabilidade na pecuária
A Expozebu que teve como foco a promoção da pecuária de baixo carbono ou carbono neutro, resultou em um volume de negócios que já ultrapassou os 132 milhões de reais
A ExpoZebu, o maior evento de raças zebuínas do mundo, comemorou sua 88ª edição em Uberaba, Minas Gerais, nesta semana. O evento, que teve como foco a promoção da pecuária de baixo carbono ou carbono neutro, resultou em um volume de negócios que já ultrapassou os 132 milhões de reais.
Uma das grandes estrelas do evento foi o gado Nelore, que representa cerca de 80% do rebanho bovino nacional. A raça, que tem características como alta resistência ao calor, pelo curto e capacidade de repelir insetos e parasitas, é adaptada ao clima tropical do Brasil e ao estilo de produção a pasto. O gado Nelore vem evoluindo no país há mais de 140 anos com base no melhoramento genético.
Além disso, a ExpoZebu também teve destaque na promoção de práticas sustentáveis, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da pecuária. A comissão da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou um encontro especial para criadoras durante o evento, com o tema “Manejo Nada nas Mãos: o bem-estar animal”.
O encontro contou com a presença da médica veterinária Adriane Zart, que explicou a técnica Nada nas Mãos, criada a partir da observação do comportamento animal na natureza. A técnica utiliza os instintos naturais do bovino a favor do manejo, facilitando o trabalho e melhorando os resultados do rebanho. Uma das vantagens da técnica é a sua simplicidade, permitindo que ela seja transmitida com facilidade para criadoras e criadores.
Por Marco Ribeiro e Guilherme Nannini