JBS inaugura fábrica para ampliar produção de colágeno para a indústria alimentícia

Como parte da estratégia de economia circular da JBS, a empresa investiu na criação de uma planta de alvejamento de raspas e aparas de couro destinadas à produção de colágeno

A JBS Couros inaugurou na última quarta-feira (8), uma nova planta para ampliar a produção de colágeno para a indústria alimentícia. A planta de alvejamento de raspas e aparas de couro é parte do complexo industrial da unidade localizada em Nova Andradina (MS).

A planta de Nova Andradina da JBS Couros exporta produtos para os mercados da América do Norte, Ásia e Europa, que os empregam na produção de calçados atléticos, móveis e no setor automotivo, por exemplo. Esta unidade produz dentro da filosofia Kind Leather, que garante que o couro seja produzido de forma sustentável, com o menor impacto ambiental possível.

“Essa planta é um modelo para todas as unidades da JBS Couros, como parte da nossa estratégia de transição para a produção de couros 100% Kind Leather. Nosso objetivo é, ao longo do ano que vem, produzir apenas couro nesse padrão no Brasil”, afirma Gilberto Xandó, CEO da JBS Brasil, que visitou a planta nesta quarta-feira.

Como parte da estratégia de economia circular da JBS, a empresa investiu na criação de uma planta de alvejamento de raspas e aparas de couro destinadas à produção de colágeno. O material é encaminhado para Novaprom e Genu-in, negócios da JBS que atuam na fabricação de colágeno a partir dos subprodutos da cadeia do couro.

O processo de alvejamento melhora a qualidade da matéria-prima.

“A economia circular é parte essencial do processo produtivo da JBS. A partir da matéria prima da produção da carne bovina, não apenas produzimos um couro de altíssima qualidade como transformamos as sobras em outros produtos, que abastecem a indústria de beleza e nutracêuticos”, afirmou Xandó.

A planta de Nova Andradina, é uma referência em boas práticas ambientais na produção de couro, e recentemente inovou no processo de curtimento com o WLCT, inovação que proporciona uma significativa redução no volume de água utilizado no processo e que será levado a outras unidades da companhia.

Detalhes da nova planta

Jbs, Kind Leather

Foto: JBS

A nova planta de alvejamento de raspas e aparas de couro da JBS Couros em Nova Andradina tem capacidade para processar 100 mil toneladas de material por ano. O investimento na planta foi de R$ 20 milhões.

O processo de alvejamento é feito com produtos químicos e biológicos que removem a cor natural do couro, deixando-o branco. O couro alvejado é então utilizado na produção de colágeno, que é um componente essencial de diversos produtos, como cosméticos, suplementos alimentares e medicamentos.

Sobre a JBS

Jbs

Foto: JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a empresa é uma das maiores empregadoras do país, com 151 mil colaboradores.

No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular.

A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.