Olhando para o futuro do agronegócio

Olhando para o futuro do agronegócio

por Luciana Florêncio de Almeida (Professora da graduação e pós-graduação em Administração na ESPM)

O Mestrado e o Doutorado em Administração da ESPM têm focado em compreender o comportamento do consumidor de alimentos num esforço de entender como o consumidor pode responder às questões da COP, que estão bem longe do dia-a-dia dele.

Quando analisamos os estudos sobre a tendência no consumo de alimentos, observamos que a saudabilidade, a conveniência e a sustentabilidade são valores importantes para o consumidor. Estudos mostram que mesmo as classes de renda baixa estão preocupadas com a saudabilidade e que há uma parcela considerável da população disposta a pagar mais por produtos sustentáveis. Sustentabilidade é uma palavra ampla: tem impacto econômico, social e ambiental, e o consumidor sabe sobre sustentabilidade pelo que lê nos rótulos. Está aí um desafio de comunicação: será que todos os rótulos são conhecidos dos consumidores? É preciso tornar a comunicação mais fácil, uma vez que o consumidor final tornou-se o protagonista e tem voz: se ele não gosta do produto, ele não compra e, por isso, determina o que a indústria vai produzir.

As tendências de negócio de alimentos e bebidas para 2025 são: inovação; saudabilidade; ig (indicação geográfica), um atalho mental para saber que é bom, dando segurança do consumo; confiança de marca, que precisa comunicar bem.