Preservação ambiental e produtividade: o sucesso da Fazenda Vereda do Buriti

Em 2023, a fazenda fez uma parceria com o Instituto Taquari Vivo, visando recuperar as nascentes e a manutenção do solo da propriedade

A Fazenda Vereda do Buriti, localizada no município de Camapuã, Mato Grosso do Sul, é um exemplo de como é possível conciliar sustentabilidade e produtividade na pecuária.

A propriedade, que pertence à família Silvério, é reconhecida por suas práticas sustentáveis, que visam preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade das atividades agropecuárias.

O sonho da família

Vereda Do Buriti, Fazenda

Foto: Planeta Campo

A Fazenda Vereda do Buriti surgiu do sonho da família de ter uma propriedade rural para atuar na área agropecuária.

O casal Antônio Silvério de Souza e Juceli Maria Martins Silvério comprou a propriedade em 2011 e, desde então, trabalha para desenvolver um modelo de produção sustentável.

A família Silvério sempre teve a preocupação de preservar o meio ambiente. Por isso, a Fazenda Vereda dos Buritis adota diversas práticas sustentáveis, como:

  • Cercamento de matas ciliares: o cercamento das matas ciliares, florestas que se encontram ao longo dos rios e córregos, ajuda a proteger as nascentes e a evitar a erosão do solo.
  • Confecção de terraços: os terraços são estruturas que ajudam a reter a água da chuva e a evitar a erosão do solo.
  • Correto manejo das pastagens: o manejo correto das pastagens ajuda a manter a qualidade do solo e a garantir a disponibilidade de alimento para os animais.

Parceria sustentável

Em 2023, a Fazenda Vereda do Buriti fez uma parceria com o Instituto Taquari Vivo, uma organização que trabalha pela conservação da biodiversidade no Pantanal. A colaboração visa a recuperação de nascentes e a manutenção do solo.

O coordenador do Instituto Taquari Vivo, Rodney Guadagnin, afirma que a parceria entre produtores rurais e organizações é fundamental para a promoção da sustentabilidade.

“A parceria com a Fazenda é um exemplo de como é possível unir a produção agropecuária com a conservação do meio ambiente através da cooperação”, diz ele.

O produtor rural Antônio Silvério de Souza afirma que produzir de forma sustentável é um desafio diário.

“Todo dia é difícil”, diz ele. “Se o produtor não tiver amor pelo que ele faz e não dedicar o tempo máximo dele, todo dia surge imprevisto e a gente tem que cada dia resolver os problemas.”