Práticas sustentáveis caem no gosto dos consumidores
Pesquisa da FGV apontou que 75% dos entrevistados pensam em sustentabilidade e meio ambiente na hora da compra
Uma pesquisa feita antes da pandemia pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com uma empresa que estuda hábitos de consumo, apontou que 75% das pessoas em um grupo de 1034, estão pensando mais na sustentabilidade e no meio ambiente na hora de comprar.
Para a consultora da Casa Santa Luzia, Andrea Esquivel, a preocupação com o consumidor vai além do produto vendido. “Nós temos uma equipe formada por diversas pessoas em diversos setores que olham desde a parceria com um bom fornecedor, de ir atrás, de buscar desenvolver esse fornecedor a trabalhar uma coisa mais sustentável e até buscar energias mais limpas, buscar também a reciclagem de embalagens. A gente tem também toda uma parceria para resgatar essas embalagens e fazer reciclagem,”explicou.
Dentro do estabelecimento, estão presentes os selos que comunicam de onde aquele alimento veio, como foi processado, a durabilidade e até mesmo como a marca que produziu aquilo contribui com o meio ambiente. Essa transparência não é mais uma inovação, mas uma necessidade.
“O consumidor aqui quer ter informação sobre o produto. Ele quer saber de onde veio, como é, se a empresa é uma empresa bacana… então temos hoje uma área muito importante que é uma conversa através de blogs, divulgar a informação para o cliente.”
Mudança
Para Márcio Milan, vice-presidente Associação Brasileira de Supermercados, o consumidor mudou durante a pandemia. Questões relacionadas ao seu bem-estar e a sua saúde entraram em foco. Agora, a preocupação do produtor e dos supermercados é entender esse novo perfil, não só os produtos.
“ O consumidor está mais atento, preocupado com a origem, de onde vem o produto, as boas práticas praticadas no processo produtivo, o bem estar animal. Essas mudanças têm exigido da cadeia produtiva mudanças rápidas”, comentou.
Seja na feira ou no supermercado, as práticas do consumo sustentável, que podem ser aplicadas em toda a cadeia produtiva, já fazem parte de um novo relacionamento entre pessoas e empresas. As duas partes saem ganhando e o meio ambiente, ainda.