Programa traz cartilha para melhor gestão de construções rurais
O AgroPlus capacita gratuitamente o produtor rural para melhoria contínua da gestão da sua propriedade
A produção agrícola atual exige do produtor a habilidade de conciliar alta produtividade com conservação dos recursos naturais e também cuidando da saúde e segurança dos colaboradores na fazenda.
Nesse contexto, a gestão é essencial, inclusive no que diz respeito às construções rurais.
Para isso, foi lançado o programa AgroPlus que capacita gratuitamente o produtor rural na melhoria contínua da gestão da sua propriedade, com a distribuição de material específico, promoção de cursos sobre saúde e segurança no trabalho, adequação de construções rurais, regularização ambiental, dias de campo e visitas técnicas para análise e monitoramento de indicadores de desempenho socioambientais e econômicos.
O programa traz uma gestão transparente e participativa que atua em âmbito nacional, para atender às demandas de mercado por produtos sustentáveis, a partir de um melhor controle da propriedade rural.
As ações são implementadas em estreita parceria com os produtores rurais, governos estaduais e municipais, sociedade civil, indústria e comércio, instituições de pesquisa, ensino e extensão.
A cartilha prevê alcançar resultados como a melhoria de gestão, conservação dos recursos naturais, governança das atividades produtivas, uso de melhores práticas agrícolas e o bem-estar social de trabalhadores, produtores rurais e comunidades locais.
“Um dos nossos principais objetivos com o projeto é blindar o produtor rural contra multas e acidentes com uma gestão melhor da propriedade. Além disso, ter um ambiente de trabalho organizado acaba aumentando a eficiência dentro da propriedade”, diz Bernardo Pires gerente de sustentabilidade da Abiove.
Pires ainda ressalta a parte socioambiental que a cartilha ressalta já que uma propriedade bem gerida não traz riscos ao meio ambiente.
“Se algo estiver enferrujado, houver vazamento de gasolina, pode não só prejudicar a vegetação em volta da propriedade, como a própria construção. Fazer com que o produtor consiga fazer uma maior gestão é protege-lo”, finaliza.